Cidades

Mães farão mamaço em Águas Claras para incentivar amamentação

O mês de agosto é dedicado ao aleitamento materno, que pode reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis, como diarreia e hipertensão

postado em 04/08/2018 10:00
Agosto Dourado é o mês dedicado a promover o aleitamento materno. No dia 18, mães participarão de Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 820 mil crianças com menos de 5 anos seriam salvas se fossem amamentadas até os 2 anos de idade. O Ministério da Saúde reforça que o leite materno ajuda a reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis, como diarreia, diabetes, infecções respiratórias e hipertensão.
Para promover a amamentação, os grupos de Facebook Mães e Amigas de Águas Claras e Casa de Amigas farão, em 18 de agosto, um ;mamaço; no Parque de Águas Claras, às 9h.
Durante o evento, médicos do Hospital Santa Marta, entre eles fonoaudiólogos, pediatras e enfermeiras falarão sobre boas práticas de amamentação e vão incentivar a doação de leite materno. Para doar, é necessário que a mãe seja saudável e não esteja tomando nenhuma medicação que interfira na produção do leite.
O mamaço é parte das ações do Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno. No domingo, a partir das 8h, o hospital fará uma rodada de palestras sobre amamentação, no Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa, que fica em Taguatinga Sul. Quem quiser participar pode se inscrever de graça no link disponível na página do Facebook do hospital.

Campanha nacional

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 41% das crianças com menos de seis meses foram alimentadas exclusivamente com leite materno no Brasil. Entre as principais dificuldades, estão o posicionamento incorreto, introdução de chupetas e mamadeiras, falta de apoio da família e retorno ao trabalho.
O ministério lançou este ano a campanha ;Amamentação é a base da vida;, com o objetivo de incentivar a amamentação. Segundo o órgão, até os 6 meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. O leite funciona como vacina por ser rico em anticorpos, além de promover o contato íntimo entre mãe e criança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação