Cidades

Visitantes recebem dicas para fazer a própria horta em feira de orgânicos

A Feira da Colônia está acontecendo no Sítio Flórida, na zona rural de Planaltina. A feira apresenta as especialidades de 12 chácaras e 45 produtores que participam do Circuito Rajadinha

Marlene Gomes - Especial para o Correio
postado em 04/08/2018 15:53

Tomates cereja em horta
Lá se vão 20 anos desde que o agricultor José Pereira Ribeiro passou a se dedicar integralmente à produção de orgânicos. Na Chácara Vida e Luz, localizada no Núcleo Rural Rajadinha, nas proximidades de Planaltina, ele planta verduras, legumes e hortaliças, cujas cores mais vibrantes e sabor são diferenciais que conquistam, a cada dia, novos clientes. ;Não é remédio, mas quem consome orgânico tem mais saúde;, revela José Ribeiro, dono de uma das 12 propriedades rurais que participam, neste sábado (4/8) e domingo (5), da 5; edição da Feira da Colônia. O evento abre, oficialmente, o período de visitas ao Circuito Rajadinha, uma iniciativa que promove o turismo rural e a venda direta de produtos da agricultura local.

A Feira da Colônia está acontecendo no Sítio Flórida, na zona rural de Planaltina. A feira apresenta as especialidades de 12 chácaras e 45 produtores que participam do Circuito Rajadinha. As opções de cada uma das propriedades permitem o contato direto do visitante com os agricultores e seus produtos. A ideia da Feira da Colônia é apresentar aos visitantes os produtos que podem ser encontrados no circuito turístico, além de colocar o público em contato direto com quem produz.

;Esse contato é interessante porque o público pode tirar suas dúvidas e conhecer a procedência do que está comprando e também o produtor rural ganha, porque se sente valorizado;, afirma a extensionista rural Zaida Regina, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

Produtos da Agricultura Familiar vão ser comercializados durante a Feira da Colônia. A gama de itens inclui hortaliças orgânicas e plantas ornamentais para jardins e interiores, frutíferas, flores em vasos, suculentas e cactos. Mel, licores, cerveja artesanal, sorvetes, cogumelos in natura, panificação artesanal e outros produtos da agroindústria familiar também serão vendidos. Os interessados poderão participar das oficinas com temas específicos, como a que vai ensinar a cuidar das orquídeas, das bromélias e da rosa do deserto.

Além de poder comprar os produtos, quem visitar a Chácara Vida pode conhecer técnicas para construir a sua própria horta orgânica. A oficina de hortas orgânicas em pequenos espaços, hortas suspensas e composteira doméstica será realizada no domingo, das 10h ao meio-dia, pelo engenheiro agrônomo da Emater-DF, Daniel Oliveira, e o consultor agrônomo, Thiago Campos. ;Tem muita gente que mora em apartamentos interessadas em cultivar seus próprios alimentos e, nessa oficina, dá para aprender como fazer pequenas hortas, com a utilização de garrafas pet ou pequenos canos de PVC para o plantio auto-irrigável;, explicou José Ribeiro.

Circuito

Criado em 2014 pela Emater-DF, o Circuito Rajadinha é um projeto para desenvolver o turismo na região rural e, ao mesmo tempo, promover a economia dos produtores da agricultura familiar. A iniciativa promove o contato direto dos visitantes com a natureza, os agricultores, seus produtos e hábitos locais, proporcionando, assim, o conhecimento do ambiente familiar e rural.

;Essa é uma forma de motivarmos as pessoas que vivem no meio urbano a conhecerem a área rural, com a produção associada ao turismo. Eles compram alimentos diretamente dos produtores, fazem as visitas guiadas, participam de oficinas e podem ter o café da manhã ou almoço nos restaurantes rurais;, explica Zaida Regina. O período de visitas ao Circuito Rajadinha vai até 18 de novembro e o próprio interessado deve agendar diretamente com o agricultor proprietário da chácara a ser visitada.

Serviço

5; Feira da Colônia
Quando: este domingo, 5 de agosto
Onde: Sítio Florida ; Núcleo Rural Rajadinha I, em Planaltina-DF
Horário: das 8h às 17h
Entrada gratuita

Programação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação