Cidades

Primeiro dia de vacinação contra pólio e sarampo tem baixa procura no DF

Nos postos, durante o período da manhã, o atendimento demorou, em média, 5 minutos em postos do Plano Piloto, do Guará e do Cruzeiro

Ester Cezar*
postado em 06/08/2018 15:16
Helga levou o filho Ian para colocar as vacinas em dia.
O primeiro dia de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começou sem filas nos postos de saúde do Distrito Federal. No Plano Piloto, no Guará e no Cruzeiro, o atendimento foi rápido durante toda a manhã desta segunda-feira (6/8). Segundo funcinários com quem a reportagem conversou, o movimento ficou bem abaixo do esperado.
Na Unidade Básica de Saúde 02, na Entrequadra 114/115 Norte, a procura foi grande. Daniela Marques, levou a filha, Gabriela, de 1 ano e 4 meses, para fazer a imunização. Ela conta que o procedimento foi rápido e alerta aos pais sobre a obrigação e o dever de vacinar os filhos. "Foi questão de 5 minutos. Fizeram a triagem e aplicaram a vacina. Eu acho que isso é uma obrigação dos pais, de manter a caderneta de vacinação em dia. É um dever nosso para o bem-estar deles (filhos)."

Gabriela foi levada pela mãe para tomar as vacinas.A anestesista Helga Bezerra também levou o filho Ian para tomar a vacina. Ela destaca que o ato é uma responsabilidade de todos e comenta sobre movimentos antivacina. "Quando você protege a sua criança, não está pensando só em si. Você está pensando em não espalhar a doença. Muitos males voltaram, porque existem pessoas que são radicalmente contra as vacinas e agem de forma egoísta ao não se vacinarem nem levarem os filhos. Isso deixa a todos vulneráveis."

Na Asa Sul, Gerência de Saúde de Atenção Primária (GSAP) 02, na 612 Sul, a movimentação foi pequena durante a manhã. A expectativa era de cerca de 150 pessoas para o período matutino, porém, menos da metade, cerca de 70 compareceram. O esperado para todo o dia é de 250 atendimentos. Quando a reportagem esteve no local, por volta das 11h30, não havia ninguém a procura das vacinas.
O objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar, em todo o Distrito Federal, cerca de 160,3 mil crianças a partir de 1 ano e menores de 5 anos. A campanha vai até 31 de agosto. Todas as crianças na faixa etária da campanha devem ser vacianadas mesmo que já tenham tomado outra dose anteriormente. Qualquer dúvida, pode ser esclarecida com o pediatra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação