Cidades

Via sentido L2/L4, do Trevo de Triagem Norte, é liberada para motoristas

Trecho é liberado com uma via expressa e três faixas, mas obras no sentido Ponte do Bragueto continuam

Alan Rios
postado em 07/08/2018 10:43
Via faz parte de uma das 16 obras previstas para o Trevo de Triagem Norte
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou, na manhã desta terça-feira (7/8), a via sentido L2/L4, do Trevo de Triagem Norte. As interdições começaram dia 13 de junho para a construção de duas novas pistas, pontes, viadutos, túneis e outras obras que compõem o trecho.

A via liberada fica no final da W3 Norte, sentido Ponte do Bragueto. O diretor do DER, Márcio Buzar, explicou como funciona esse novo trecho. "Essa é uma via expressa, de três faixas e sem semáforo. Ela passa pelas alças, que a gente chama de tesouras aqui em Brasília, em que você pode escolher qualquer sentido ir, para a saída norte ou para o Plano Piloto".

Na prática, a obra concluída deve melhorar trânsito para quem sai da Universidade de Brasília (UnB), da L4 e do Setor de Clubes Sul, por exemplo. Outro ponto que gerou preocupação do DER foi a passagem por baixo da Ponte do Bragueto, local em que já aconteceram casos de caminhões que não respeitam a altura limite de 4m do viaduto e acabaram se chocando com a laje superior do local. "Essa parte a gente vai interditar para evitar essas colisões. Após a obra, não vão mais passar veículos lá, isso também é uma coisa positiva."

Preocupação com a chuva

Por um lado, o DER espera concluir as obras do Trevo de Triagem Norte em dezembro deste ano. Mas, por outro, essa expectativa pode acabar sendo frustrada dependendo da chuva. Márcio Buzar brincou que existem duas torcidas no Governo, uma para chover e encher os reservatórios e outra para retardar um pouco a chuva para as obras continuarem.

A preocupação existe, mas, segundo o diretor do DER, o planejamento não vai ser atrapalhado pelas condições climáticas. "A chuva, por causa da terraplenagem, atrapalha muito. Temos que esperar uma seca de três ou quatro dias para secar, mas aí vem outra chuva e não é possível dar continuidade. Porém, pelo nosso planejamento, toda a parte de terraplenagem desse conjunto vai estar pronta antes da chuva chegar."

O DER tem expectativa de que a parte dessas construções que envolvem aplainar ou aterrar um terreno - a terraplanagem citada - possa terminar até setembro. Ao todo, são previstas 16 obras que compõem o Trevo de Triagem Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação