Cidades

Quarta-feira deve ter máxima de 31ºC, com pequena possibilidade de chuva

Brasília tem só cerca de 30% de possibilidade de chuvas em pontos isolados nesta quarta, mas o índice sobe para 60% na quinta-feira

Alan Rios
postado em 08/08/2018 06:49
O calor de quarta-feira pode ser amenizado por uma umidade maior
O Distrito Federal está sem chuva desde 20 de maio, e dificilmente será nesta quarta-feira (8/9) que o brasiliense terá uma trégua da seca. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as possibilidades de pancadas em pontos isolados são de apenas 30%.

Ao longo do dia, o céu no Distrito Federal ficará entre parcialmente nublado e nublado, com máxima de 31;C. A mínima registrada na madrugada foi de 14;C. A presença de nuvens, que traz essa pequena chance de chuva, serve para manter a umidade relativa do ar mais confortável, segundo o meteorologista do Inmet Mamedes Luiz Mello.

"A umidade do ar, que hoje varia entre 85% e 30%, está se mantendo em valores não tão críticos por causa dessa possibilidade de chuva em pontos isolados. Mesmo que não chova, quando temos possibilidade de chuva, a umidade se mantém mais elevada", explica o especialista.
Para a quinta-feira, a possibilidade de precipitação dobra, chegando a 60%, adianta Mello. Haverá até mesmo chance ; em torno de 30% ; de pancadas de chuva.

Enquanto ela não vem, o calor toma conta

A semana do brasiliense começou com uma máxima de 32;C, temperatura alta em comparação a julho. Nesta quarta-feira (8/8), os valores não mudaram tanto e os 31;C previstos podem fazer com que os moradores da capital sofram com o sol quente.

"Nas cidades onde existem mais prédios, casas, cimento em geral, asfalto, o calor é maior. Já nos locais mais afastados, abertos e com mais árvores, a temperatura máxima pode não castigar tanto", afirma o meteorologista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação