Cidades

Morre, aos 82 anos, Irene Pacheco, médium, escritora e fundadora do Rema

Autora de 49 livros e mais de 200 músicas psicografadas, Irene fundou a Casa Espírita Recanto de Maria (Rema)

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/08/2018 19:37
Natural de Cuiabá, ela nasceu em 1936 e se mudou para a capital federal em 1970, onde fundou, seis anos depois, a Casa Espírita
Morreu em Brasília, aos 82 anos, a fundadora da Casa Espírita Recanto de Maria (Rema), Irene Pacheco Machado. Natural de Cuiabá, ela nasceu em 1936 e se mudou para a capital federal em 1970, onde fundou, seis anos depois, a sociedade civil sem fins lucrativos e formada pela contribuição voluntária de pessoas dispostas a propagar os ensinamentos da doutrina espírita, de Allan Kardec.
Sempre à frente da instituição, Irene contou com os esforços do marido, Dirceu Vieira Machado, que ocupou o cargo de primeiro presidente da Rema. Ela faleceu na sexta-feira (3/8) e o enterro ocorreu no dis seguinte, no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.
"Irene era uma líder. Mulher cativante, simpática, que estendia a mão para todos. Uma pessoa muito especial", contou a atual diretora da Rema, Octicilia Sabino, 74 anos. Foi ela quem também acompanhou o projeto ser idealizado, implementado e construído pela amiga e vizinha Irene. "Começou no apartamento dela em 1976. Nesse ano entregamos cestas básicas em Ceilândia e fizemos o primeiro bazar. A dedicação dela fez o projeto crescer a cada ano e agora vamos dar continuidade ao que ela se propôs a fazer e fez".

Com a inspiração mediúnica, Irene escreveu e publicou 49 livros e mais de 200 músicas psicografados. Ela, o marido e os dois filhos mantinham um trabalho solidário de evangelização e educação de crianças e jovens, além de bazares beneficentes.
A médium deixa filhos, netos e uma grande quantidade de seguidores que acompanhavam seu trabalho como escritora e líder na Casa Espírita.

Rema

A fundação da casa ocorreu em 10 de novembro de 1976. Após um mês, em 12 de dezembro, a instituição realizou a primeira edição do Bazar Rayto de Sol, hoje conhecido como Bazar do Rema. Em 1980, uma grande mudança: a sede foi realocada para a QI 23, no Lago Sul. Vinte anos após a criação, em 1996, a casa foi levada para a sede definitiva, localizada na QI 15, também do Lago Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação