Cidades

Depois de 81 dias de seca, DF amanhece com chuva em diferentes áreas

Moradores de Brasília comemoraram e registraram o fenômeno. Segundo o Inmet, pancadas de chuva caíram em pontos isolados e há chance de a água voltar a cair na sexta-feira

Renata Nagashima*, Alan Rios
postado em 09/08/2018 07:28
Chuva surpreende os brasilienses menos otimistas
A quinta-feira (9/8) começou com chuva no Distrito Federal, para alívio dos brasilienses, que enfrentaram 81 dias sem chuva e sofreram com a baixa umidade típica do inverno.

Apesar de não ter sido uma precipitação intensa e de longa duração, a água molhou o chão em diferentes pontos da capital, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou pancadas de chuva em pontos isolados. "Hoje, em alguns lugares, chuviscou já antes das 7h. Mas ainda era uma chuva curta", informou o meteorologista Amilton Carvalho.
[VIDEO1]
Para o brasiliense, porém, o que importou foi o cheiro de terra molhada. A reportagem do Correio e leitores registraram por meio de fotos e vídeos (veja mais abaixo) esse momento que até parece mágico depois de quase três meses de estiagem.

Moradora da Vila Planalto Maria Amélia Moura, 74, se alegrou com a chuva que caiu sobre a cidade. "Meu filho estava dizendo que foi tão pouco que não fez nenhuma diferença. Mas para mim fez! Só com o pouquinho que choveu já me deixou mais feliz", contou a aposentada, que sofre com a secura da capital. "O nariz fica ruim durante essa época. Agora parece que to respirando até melhor", brincou.

Moises de Jesus, 30 anos, foi surpreendido pela chuva na ida ao trabalho, no Plano Piloto. Morador de São Sebastião, o gesseiro conta que é fã do clima chuvoso. "Peguei chuva, me molhei mas estava feliz. Eu gosto demais e senti falta. Agora o que eu mais espero é que continue assim e chova também em São Sebastião", acrescentou.

No Sudoeste, a chuva animou os moradores. Houve quem saísse na janela com o copo de café na mão para contemplar a chuva, por volta das 7h30. Também foram registradas, pela manhã, respingos na entrada do Octogonal, na Estrada Parque Taguatinga, no Lago Norte, no Lago Sul, na Asa Norte e na BR-020.

Moradores de Brasília comemoraram e registraram o fenômeno. Segundo o Inmet, pancadas de chuva caíram em pontos isolados e há chance de a água voltar a cair na sexta-feira
Nem todos tiveram a mesma sorte. A técnica de enfermagem Luciana Guimarães Cardoso, 38 anos, não estava em nenhuma das áreas isoladas no DF, onde houve precipção e lamenta não ter chovido em Taguatinga. "Acredito que pouco é melhor que nada e essa chuvinha, mesmo fraca, foi agradável. Espero que ainda tenha chuva em Taguatinga também."

Chances de a chuva voltar na sexta

A boa notícia é que a chuva pode voltar nesta sexta-feira (10/8). "Hoje, o céu estará entre parcialmente nublado e nublado, com essas pancadas de chuva em pontos isolados. Para amanhã, existe ainda uma pequena possibilidade de que volte a chover. Mas no fim de semana já é bem mais improvável, pois devemos ter um sábado e domingo de seca novamente", afirmou Carvalho, do Inmet.
Com mínima de 18;C e máxima prevista para 30;C, Brasília terá hoje ainda uma umidade relativa do ar variando entre 80% e 30%. O céu nublado, a chuva e os ventos podem fazer com que o brasiliense sinta um pouco mais de frio do que nos últimos dias.


Outros registros da chuva desta quinta

[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
* Estagiária sob supervisão de Adriana Bernardes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação