Cidades

Vídeo: após 81 dias de seca, DF registra chuva forte e até granizo

Apesar do alívio para a seca, as chuvas devem cessar até setembro, quando a temporada de precipitações começa

postado em 09/08/2018 17:15
Chuva forte na Avenida Hélio Prates, próximo à Feira dos Goianos
Chuvas fortes e até mesmo granizo foram registradas em regiões do Distrito Federal nesta quinta-feira (9/8). Há registro de chuvas em várias regiões da parte Sul do Distrito Federal. ainda em Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia Vicente Pires, Asa Sul, Sudoeste, entre outras.
Na área central da cidade, próximo ao Eixo Monumental, uma chuva fraca começou a cair por volta das 17h30. Em Águas Claras, o temporal começou aproximadamente às 14h e, no fim do dia, a precipitação continuava, mas com menos intensidade.
A moradora de Ceilândia Vera Lúcia Nepomuceno, 55 anos, técnica de enfermagem, presenciou a chuva forte desta tarde e relatou que houve fortes trovoadas e duas quedas de energia por conta da tempestade. Apesar dos sustos, ela comemorou o aguaceiro. "O tempo estava muito seco, a umidade do ar estava muito baixa, Brasília precisava de chuva."

André Ribeiro, 32, estava trabalhando em sua loja na avenida Hélio Prates quando foi surpreendido pela tempestade, ;choveu até granizo;, relata o empresário surpreso pelo volume de água que caiu em Taguatinga. Ele registrou em vídeo o granizo.

[VIDEO1]

O autônomo Francisco José de Carvalho, 44, morador de Vicente Pires, presenciou o momento em que um caminhão de fossa tombou na região, após as fortes chuvas. "O caminhão tombou na rua 10, próximo ao condomínio Girassol, 20 minutos depois que a chuva começou. Afundou na lama", relata o morador, que também informou que uma retroescavadeira já estava escorando o caminhão para que não afundasse mais no lamaçal. Obras de captação de água da chuva estão em curso e têm previsão de término em dezembro.

[VIDEO2]
Segundo Morgana Almeida, meteorologista do Inmet ainda há uma pequena possibilidade de que volte a chover. As chances variam entre 30% e 40%. Depois disso, só em setembro. "Pode ser que ocorram pancadas em pontos isolados. Mas isso não significa que é o fim do período seco. Ele só vai acabar no mês que vem, que é quando começam as primeiras chuvas da próxima estação;, informou.
Na sexta-feira (10/8), o céu em Brasília estará encoberto por nuvens, com mínima de 20;C e máxima prevista para 30;C. A umidade relativa do ar variará entre 62% e 32%. O céu encoberto, a possibilidade de chuva e os ventos podem fazer com que o brasiliense sinta um pouco mais de frio do que nos últimos dias. Já para o fim de semana, a previsão é de que o céu esteja entre nublado e parcialmente nublado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação