Cidades

Palestra e aula de defesa pessoal no DF buscam combater violência de gênero

Ações são pensadas para combater crimes de violência contra as mulheres, casos que vêm crescendo em Brasília

Alan Rios
postado em 10/08/2018 14:40
Ações são pensadas para combater crimes de violência contra as mulheres, casos que vêm crescendo em Brasília A Polícia Militar do Distrito Federal vai promover ações de combate à violência de gênero em atividades teóricas e práticas. Palestras e aulas de defesa pessoal serão oferecidas no 24; Batalhão (Lago Norte) no dia 15 de agosto, em um dia voltando para a prevenção de crimes contra mulheres e idosos.

A programação da data começa às 15h30, com uma palestra voltada para o estatuto do idoso e crimes contra pessoas de idade avançada. Às 16h40, a aula dos policiais será sobre violência doméstica contra a mulher e formas de defesa, tema que também será explorado às 18h, com uma atividade prática em tatame para aprendizado de defesa pessoal. Para essa última atividade, é necessário levar um atestado médico que comprove as condições para realizar o curso.

Dentro da mesma preocupação em relação a violência de gênero, a Universidade de Brasília também promove neste mês ações de prevenção em Brasília. Na próxima terça-feira (14/8), a UnB recebe o ciclo de palestras "Gestão Pública para o Desenvolvimento - Direitos Humanos e Políticas de Combate à Violência de Gênero", às 19h.

O evento acontecerá no Auditório Verde da FACE/UnB, e as inscrições podem ser feitas no local. Entre os palestrantes, estão representantes do Departamento de Graduação em Gestão de Políticas Públicas (GPP) da Universidade de Brasília e da Associação Brasileira de Advogadas (ABRA).
Ainda compõem o ciclo: a ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno, Vera Araújo, a conselheira da Secretaria da Mulher do GDF, Joana D;Arc Barbosa, o professor pesquisador Clerismar Aparecido Longo, e a chefe do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência da Secretaria de Saúde, Fernanda Falcomer.

Dados preocupantes

A violência contra as mulheres está crescendo no DF, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do DF. Só no primeiro semestre de 2018, Brasília já teve 7169 crimes enquadrados na Lei Maria da Penha, que completou 12 anos em vigor na última terça-feira (7/8). Mas na mesma semana do aniversário da legislação, a capital registrou o 19; feminicídio no ano, mesmo número dos doze meses de 2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação