Cidades

Ipês começam a florescer no DF e já atraem cliques amadores

Conhecido por florir em épocas determinadas, diferentes cores de ipês começam a aparecer juntas em Brasília

Walder Galvão - Especial para o Correio
postado em 10/08/2018 19:40
[FOTO1207758]
A natureza começou a pincelar as ruas do Distrito Federal. Desde junho, os ipês começaram a florir na capital. Em contraste com a seca, que deixa o cenário desértico, começaram a surgir os primeiros tons de roxo. No início deste mês, ainda tímida, a floração amarela passou a aparecer nas árvores. No entanto, muitos brasilienses estão confusos, porque, mesmo fora de época, as flores rosas e brancas também podem ser encontradas nessas árvores tão características da cidade. Especialistas explica o fenômeno e contam curiosidades sobre a planta.

Nas ruas do Sudoeste e das asas Sul e Norte, os ipês-amarelos começam a aparecer. As flores ainda são poucas, mas já começam a cair no chão e mudar o cenário brasiliense. Em paralelo, os ipês-roxos, que floresceram até agosto, estão desaparecendo. A engenheira agronôma especialista em arborização da Universidade de Brasília (UnB), Carmen Regina Mendes de Araújo Correia, explica que a floração em diferentes épocas, se deve à diversidade de espécies dos ipês.

;Cada cor é de uma espécie diferente. Ele floresce quando vai se reproduzir, é uma questão genética;, esclarece. Em relação à mistura de cores que pode ser encontrada na cidade, a especialista afirma que a natureza não cumpre prazos. ;Os ipês não florescem em uma época determinada, como achamos. O que acontece é que há uma intensificação de uma cor só em um só período de tempo;, ressalta.

Carmen conta que o ipê é uma planta de região tropical e existe em diversas partes do mundo. ;Aqui no Brasil, existem várias espécies. Temos aquelas que não vemos nitidamente a cor, de grande e pequeno porte e de raízes superficiais;, enumera. A estudiosa conta que em algumas regiões até mesmo o nome da planta é diferente. O ipê-amarelo, por exemplo, também é conhecido como taipoca.

Os ipês florescem a partir de julho, justamente por causa da seca. De acordo com Carmen, a falta de chuvas é propícia para a reprodução dessas árvores, já que o vento é responsável por transportar as sementes e, com a falta de chuva, isso se torna mais fácil. Outra curiosidade sobre o ipê é as diferentes finalidades que ele pode ter. Alguns apresentam madeiras de boa qualidade, que podem ser usadas para construção civil e de móveis e outros podem ser medicinais.

O brasiliense que quiser ter um pé de ipê em casa deve ficar atento. A especialista explica que o espaço em que ele será plantado deve ser avaliado, já que os de grande porte podem ter raízes expostas, que possivelmente vão danificar muros e até tubulações subterrâneas.

De acordo com levantamento da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), existem cerca de 700 mil ipês no Distrito Federal. Confira a época de floração de cada uma das espécies:

Roxo
Tamanho: 15 a 18 metros
Período de floração: junho até agosto

Amarelo
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: agosto a outubro

Branco
Tamanho: sete a 12 metros
Período de floração: agosto e setembro

Rosa
Tamanho: 12 a 15 metros
Período de floração: setembro e outubro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação