Cidades

Distrito Federal registra o dia mais seco do ano, com 10% de umidade

Não há previsão de chuva até quinta-feira (16/8). A umidade deve variar de 60 a 15%

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 12/08/2018 18:20
Não há previsão de chuva até quinta-feira (16/8). A umidade deve variar de 60 a 15%
As chuvas fortes da semana passada foram apenas uma trégua para o que o brasiliense deve enfrentar nos próximos dias. Neste domingo (12/8), a temperatura máxima foi de 30,1 graus e a umidade chegou a 10%, a menor registrada no ano, no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices devem se manter baixos ao longo de toda a semana, que pode ser a mais seca de 2018.

Não há previsão de chuva até quinta-feira (16/8). A umidade deve variar de 60 a 15%. Já a temperatura mínima das madrugadas deve ficar em 14 graus e a máxima, durante a tarde, em 30. "Os dias secos com temperaturas mais altas são característicos de agosto. No mês pode haver uma ou duas chuvas, como ocorreu, então está tudo normal. Somente em setembro deve voltar a chover e, mesmo assim, ainda de forma irregular", afirma o meteorologista Amilton Carvalho.

Apesar da umidade ter ficado abaixo dos 12%, neste domingo, ainda não foi decretado o estado de emergência, já que o índice foi registrado em áreas específicas. A Defesa Civil decretou, no entanto, estado de alerta, quando a umidade fica entre 12% e 20%. A medida da subsecretaria tem como objetivo orientar a população a se prevenir contra o mal-estar e outros efeitos sobre a saúde provocados pela combinação de calor e seca, especialmente com crianças e idosos.
Segundo o órgão, as atividades físicas e os trabalhos ao ar livre devem ser suspensos entre 10h e 16h. É importante ainda aumentar a ingestão de líquidos e evitar banhos prolongados com água quente. É recomendado também que se evite o uso de ar-condicionado e manter os ambientes internos umidificados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação