Ester Cezar*
postado em 13/08/2018 22:45
A Polícia Civil do DF recuperou, durante operação na madrugada desta segunda-feira (13/8), R$ 91 mil retirados por criminosos de uma agência dos Correios em Alexânia (GO). Foram também apreendidas ferramentas, usadas para o arrombamento, celulares, carro, boné e mochila. Dois suspeitos acabaram presos.
Marco Aurélio, delegado-chefe da Divisão e Repressão a Roubos e Furtos e o Coordenador da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais da Polícia Civil (Corpatri), afirma que a corpoarção estuda a relação desse crime com um ocorrido há 20 dias, também de arrombamento, em Águas Lindas (GO).
Batizada de Operação Postales, a ação teve início na sexta-feira (10/8), mediante informações relacionadas aos envolvidos. A polícia passou então a acompanhar a movimentação deles e, na madrugada desta segunda, pararam o veículo onde estavam três suspeitos, na BR-060, em Samambaia. Um deles conseguiu fugir. Outros acusados escaparam em outro veículo.
Os dois presos, Fabrício Medson da Luz, 23, conhecido com Abajur, e Pedro Rafael Moura, 22, já tinham passagens pela polícia. O primeiro tem dois mandados de prisão pelo crime de homicídio, passagens por roubo qualificado e circunstanciado, corrupção de menores, além de infrações do Código de Trânsito Brasileiro.
;No momento da abordagem os criminosos falaram que, no crime, não havia sido usada arma de fogo, nem houve emprego da violência, que não colocaram arma na cabeça de ninguém. Isso demonstra que eles têm investido em uma modalidade em que a pena é menor, pois sabem que a punição será proporcional", observou Marco Aurélio.
Ele acredita que as facções criminosas com mais experiência passam o conhecimento sobre arrombamento de cofres e materiais necessários ao delito adiante, o que facilita as ações criminosas. ;Apesar de jovens, eles tinham toda essa informação;, completa.
Os dois presos vão responder por furto qualificado e associação criminosa. As investigações agora continuam para identificação dos outros autores do furto à agência dos Correios em Alexânia. A gerência da empresa informou que a quantia resgatada é exatamente a mesma que foi retirada da agência.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer