Cidades

Seca diminui: umidade relativa do ar sobe e chega a 20% nesta terça-feira

Segundo o Inmet, mesmo com o índice mais alto, a situação exige cuidados. Dia será quente, com temperatura máxima de 32ºC

Alan Rios
postado em 14/08/2018 08:44
Céu com névoa seca marca esta terça-feira (14/8)Brasília está em estado de emergência devido à baixa umidade registrada nos últimos dois dias. Nesta terça-feira (14/8), a situação continua preocupante, apesar de a seca ter diminuído um pouco.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar mínima será de 20%, maior que os 12% registrados ontem, mas ainda baixa. Assim, o dia terá névoa seca e será quente, com temperatura máxima de 32;C. Entre a madrugada e o começo da manhã, Brasília registrou ainda uma mínima de 11;C e umidade de cerca de 85%.

A situação deve melhorar nos próximos dias, podendo até mesmo chover na sexta-feira. "Existe uma boa possibilidade de chuva para a sexta-feira, então é certeza que, de hoje para o fim da semana a umidade, vá aumentando", explica o meteorologista Mamedes Luiz Mello.

Mello ressalta que a simples possibilidade de chuva ; mesmo que a precipitação não se concretize ; é uma boa notícia. "Quando existem pequenas possibilidades de chuva, a umidade já aumenta. Isso também vale para os dias em que não chove efetivamente."

Nuvem ou névoa seca?

Até sexta-feira, porém, as aparentes nuvens que poderão ser vistas no céu serão, na verdade, névoa seca, resultado da baixa umidade. É o que deve ocorrer nesta terça-feira, quando o dia ficará entre claro e parcialmente nublado com essa névoa, uma condensação de vapor d;água com poeira, fumaça e outros poluentes, que termina com um aspecto cinzento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação