Cidades

Integrante de quadrilha que furtou o Banco Central no Ceará é preso no DF

Furto de mais de R$ 160 milhões foi considerado um dos maiores assaltos realizados no Brasil, em 2005. Esta não é a primeira vez que a Polícia Militar do DF prende o acusado. Ano passado, ele foi detido com armas e munições

postado em 14/08/2018 09:40
Túnel usado para realizar o furto, em 2005
A Polícia Militar do DF prendeu, na madrugada desta terça-feira (14/8), integrante da quadrilha responsável por um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central de Fortaleza, cometido em 2005. O crime foi extremamente planejado e os bandidos levaram cerca de R$ 164 milhões dos cofres públicos, o equivalente a 3,5 toneladas de notas. O preso foi uma das cerca de 30 pessoas que participaram do furto.

O homem tem 36 anos e foi detido na porta de casa, no Paranoá, após dias de monitoramento à residência. A polícia havia recebido uma denúncia de que esse foragido se escondia naquela casa, na Quadra 10 da cidade. Ao identificar o homem saindo de bicicleta, o abordou e confirmou a identidade do suspeito como um dos participantes do crime no Ceará. Na casa dele foi encontrada ainda uma arma de fogo, calibre 380, com a documentação em dia.
Preso de 36 anos tinha mandado de prisão em aberto e estava foragido
Esta não é a primeira vez que o suspeito é preso no Distrito Federal. De acordo com o major Michello Bueno, da Comunicação Social da Polícia Militar, o homem foi detido ano passado, em um condomínio do Paranoá, com seis armas e cerca de 1 mil munições.
"À época, encontramos indícios de que ele teria envolvimento com o assalto ao Banco Central de Fortaleza e repassamos as informações para a Polícia Federal. Um tempo depois, ele vendeu a casa e tivemos informações de que teria se mudado para Formosa (GO). Recentemente, soubemos que ele havia voltado para o Paranoá e o prendemos hoje", resumiu.

Relembre o caso

O furto ao banco ficou nacionalmente famoso devido à complexidade. Mais de 30 pessoas participaram da ação criminosa, planejada durante meses. Tudo começou em maio de 2005, quando os envolvidos alugaram uma casa a 80 metros do Banco Central de Fortaleza e a transformaram em uma empresa de grama sintética para servir de fachada. Dessa forma, as escavações até o destino final não levantaram suspeitas.
Até agosto daquele ano, os criminosos cavaram um túnel de acesso ao banco, com ventiladores, iluminação e espaço necessário para levar os sacos de dinheiro. O furto aconteceu entre os dias 5 e 6, quando o BC estava fechado, e contou com a participação de mais de 10 assaltantes, que levaram cerca de 3,5 toneladas de notas de dinheiro. Em 13 anos, 133 pessoas foram denunciadas por envolvimento no crime e o Estado não recuperou nem metade do valor.
A história virou filme. Assalto ao Banco Central tem no elenco Milhem Cortaz, Eriberto Leão, Hermila Guedes, Lima Duarte, Giulia Gam, Gero Camilo, Cassio Gabus Mendes, Tonico Pereira, Vinicius de Oliveira, Milton Gonçalves e Antonio Abujamra. O roteiro é de Renê Belmonte e a direção de Marcos Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação