Cidades

Biólogos lançam campanha de combate ao mosquito da dengue na Estrutural

A iniciativa faz parte de projeto que envolve estudantes, professores e coordenadores de escolas da região

Ester Cezar*
postado em 14/08/2018 22:06
Divulgação de campanha contra dengueA partir de quarta-feira (15/8), a Associação dos Biólogos do Distrito Federal (ASSBIO-DF), com o Sindicato dos Biólogos e apoio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lançará a campanha "Xô, mosquito". O lançamento ocorrerá no Centro Olímpico da Estrutural, das 9h às 11h.
A campanha faz parte de um projeto pensado pelas entidades da classe dos biólogos e tem como objetivo ser cidadã, educar e capacitar a população da Estrutural quanto à prevenção e ao combate do mosquito Aedes aegypti.

Como parte do projeto, serão feitas ações em cinco escolas da região administrativa, monitoramento dos mosquitos e inspeção de casas da cidade para verificar se há criadouros.

Segundo a bióloga Rose Monnerat, a ação também é importante para o reconhecimento da importância dos biólogos na prevenção de doenças e na harmonização ambiental. "Esse projeto é muito importante para a gente mostrar que tem de fazer um trabalho preventivo, pois, se eliminar o mosquito, elimina a doença. É importante para nós também fazermos um trabalho com a comunidade para ela se tornar parceira no controle do mosquito", ressaltou.

Gincana para crianças

O evento de lançamento da campanha contará com a primeira etapa da gincana, onde as crianças apresentarão jingles e gritos de guerra. Ainda haverá apresentação dos acrobatas da Estrutural e teatro da Secretaria de Saúde.
De acordo com Leonardo Lima, um dos coordenadores do projeto, os alunos acumularão prêmios durante toda a gincana e, no fim, haverá a formação de agentes-mirins e destaques do caça-mosquitos. "Vamos bonificar os estudantes que estiverem ajudando. Eles acumularão pontos e, no fim, teremos um ranking de quem teve mais pontos e levará o prêmio do grande caçador de mosquitos na escola. A competição será entre os alunos das mesmas escolas, de mesma faixa etária", completou.

Monitoramento de focos do mosquito

Para a etapa de monitoramento e inspeção das casas, a campanha vem com a proposta de utilizar um bioinseticida caso sejam encontrados criadouros do mosquito. O produto é desenvolvido por meio de uma bactéria que mata apenas a larva do inseto. Levou dois anos para ser criado e já foi testado e registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A escolha da cidade Estrutural foi feita a partir da análise dos dados divulgados pela Secretaria de Vigilância à Saúde e pela Secretaria de Saúde, que mostraram que a região é uma das que tiveram mais casos de dengue no ano passado no Distrito Federal.

As doenças transmitidas

O Aedes aegypti é transmissor de quatro doenças: dengue, zika, chicungunha e febre amarela. Todas elas são arboviroses, ou seja, viroses transmitidas por insetos.

Para Leonardo, é preciso investir na prevenção da propagação dos mosquitos e em ações que não sejam apenas pontuais. "O combate ao mosquito se dá principalmente pela conscientização da população. Ela não é esporádica, é a longo prazo", afirma.

A Secretaria de Saúde informou que aprova todas as ações no controle do Aedes aegypti, desde que amparadas por preceitos técnicos e científicos, contribuindo na mobilização e conscientização da população acerca da importância de combater o mosquito.

A campanha vai até 20 de novembro. Quem quiser participar como voluntário pode se inscrever pelo site: assbiodf.com.br/index.php/xomosquito. A divulgação também está sendo feita pelas páginas do Facebook e do Instagram.
* Estagiária sob supervisão de Guilherme Goulart

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação