Cidades

Confira a programação completa do 30º Congresso Abrasel

Evento ocorre em 14 e 16 de agosto e conta com chefs renomados de todo Brasil

Renata Rios, Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 15/08/2018 06:00
Abrasel
A gastronomia pulsa na Capital Federal. Aos poucos, não só os ingredientes do Centro-oeste começam a marcar presença em preparos pelo Brasil a fora, mas os chefs, os empreendedores e os empreendimentos da capital ganham destaque.
Focado nesse cenário gastronômico acontece nos dias 14 a 16 deste mês o 30; Congresso Nacional da Abrasel. Este ano, o evento reúne diversos nomes de destaque da gastronomia nacional, como Ivan Ralston, chef proprietário do Tuju; Carole Crema, apresentadora do programa Que seja dce, no GNT; e Danielle Dahoui, do Bistrôs Ruella e apresentadora do Hell;s Kitchen (confira aqui a programação completa do evento).
Como tema desta edição o evento propõem discutir "Brasil novo: Simples para empreender". Para o presidente da Abrasel-DF, Rodrigo Freire, é necessário desburocratizar os trâmites para fortalecer o empreendedorismo."Hoje, o nosso maior desafio é retomar os empregos, o empreendedorismo como forma de gerar renda. Precisamos simplificar o modelo", observa.
Segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o objetivo é representar o setor de alimentação e simplificar o ato de empreender no Brasil. "O congresso traz experiências de pessoas que conhecem o que acontece no mundo inteiro e trazem isso para a realidade brasileira. Estamos oportunizando a todos o acesso a um conhecimento diferenciado", afirma.
Durante a solenidade que deu abertura ao evento, na noite desta terça-feira (15/8), estiveram presentes 600 convidados, entre autoridades, políticos e representantes das empresas e instituições do setor de comércio e turismo. Como veículo de comunicação parceiro, o Correio Braziliense participa do congresso e do debate pelo desenvolvimento do setor. "A Abrasel, representante de toda a área de bares e restaurantes do país, se apresenta como uma locomotivas da economia brasileira. O congresso é de extrema importância para o desenvolvimento do setor e é simbólico que aconteça em Brasília, o centro do poder, das decisões", destaca o diretor executivo do jornal, Guilherme Machado.
Há 10 anos, o evento ocorre na capital e, em 2018, traz 12 palestras e 31 oficinas com chefs de todo o Brasil. "A grande demanda é facilitar o empreendimento, melhorar o ambiente de negócio. É a oportunidade de levar nossas pautas para o poder público", ressalta o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Paulo Nonaka.
Os representantes do comércio e turismo aproveitaram o momento político para levar as pautas e discussões a lideranças políticas com o objetivo de trabalharem em conjunto para o crescimento econômico. "Nós precisamos criar melhores condições de negócios para que as pessoas trabalhem, gerem renda, poupem, acumulem e invistam. A prioridade tem que ser apoiar quem trabalha, tirar o Estado da frente e liberar a economia", afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
O executivo local também mostrou apoio à categoria. "Trabalhamos juntos aos empresários na questão da desburocratização para assim fortalecer a nossa economia. Ficamos felizes em receber o evento mais uma vez em Brasília. Essa é a vocação da nossa cidade: ser o centro de eventos políticos, empresariais e culturais", afirma o governador Rodrigo Rollemberg.


Palestras e aulas

Aproximadamente 5 mil pessoas se inscreveram para participar das palestras e debates. Dentro da temática os participantes do congresso terão palestras, entre elas: "O futuro do setor ; Visão do varejo alimentar 2025", com Demetrio Teodov , futurista e superintendente de inovação na Alelo Brasil; e "Receita de sucesso ; A arte de encantar o cliente", com Juscelino Pereira, proprietário do Piseli e do El Carbón.

As aulas também ganham destaque com chefs renomados da capital e do Brasil afora, como os locais Francisco Ansilero, chef do Dom Francisco; e Lui Veronese, chef do Sallva. Ambos apostam no cerrado como temática da aula: Ansilero aposta na Caldeirada do cerrado, enquanto Veronese apresenta Tributo ao cerrado.

De fora, o congresso recebe o chef Beto Pimentel, do Paraíso Tropical e Dudu Prado, chef do Lafayetteensina, ambos da Bahia, além de Auricélio Romão, chef do Cacimba, de Pernambuco.

O Senac estará com um espaço no evento, apresentando títulos relacionados à gastronomia. O local ainda recebe o Melhor da cidade, uma oportunidade dos participantes da feira provarem delícias dos chefs, que apresentam alguns preparos.

Serviço

Inscrições: www.congressoabrasel.com.br
Ingressos: de R$ 88 a R$ 400 reais. As vagas são limitadas, sujeitas a lotação.
Local: Iesb, câmpus Sul - 613/614 Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação