Cidades

Veja como fica o trânsito durante protesto do MST nesta quarta

Manifestantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participam de novo ato hoje, na área central de Brasília. Ato impactará o tráfego no Eixo Monumental. As faixas exclusivas serão liberadas

Bruno Santa Rita*
postado em 15/08/2018 06:00
Nova passeata do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deverá impactar o trânsito na área central de Brasília hoje. Cerca de 5 mil manifestantes do grupo sairão, às 13h, do acampamento, montado na área externa do Ginásio Nilson Nelson, com destino ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para pressionar a Corte a liberar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba cumprindo pena de 12 anos de reclusão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Os manifestantes farão o retorno em volta do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e seguirão pela Via S1 do Eixo Monumental, sentido da Praça dos Três Poderes, até o Palácio Itamaraty. Nesse ponto, os manifestantes atravessarão o túnel para acessar a Via S2, de onde seguirão até o tribunal. Três faixas da via ficarão interditadas e as demais, livres para a circulação de veículos (veja o mapa).

O coronel da PMDF Marcilom Back afirmou que existe a possibilidade de se fechar completamente o Eixo Monumental

[SAIBAMAIS]A chegada ao tribunal está prevista para as 16h30 e o ato deve durar até as 19h. A segurança durante o percurso ficará a cargo da Polícia Militar, com 1,2 mil policiais ; 250 deles do Batalhão de Operações Especiais do DF ;, além de
homens da Força Nacional, que atuarão na região dos ministérios.

O coronel da PMDF Marcilom Back afirmou que existe a possibilidade de se fechar completamente o Eixo Monumental, caso haja expansão da passeata, mas reiterou que o acordo da corporação com as lideranças do movimento é de que apenas metade das faixas fiquem fechadas.

;Nós vamos abordar apenas os que incomodarem e os que chamarem a atenção;, garantiu o coronel. Ele também explicou que, se necessário, deslocarão equipes designadas para o serviço ordinário, ou seja, de atuação diária da PMDF, ao local. ;Não é uma manifestação para quebrar Brasília. É uma ação política;, informou. Back também reforçou que objetos como foices, facas e afins estão proibidos. Os manifestantes que os portarem serão expulsos.

Para os funcionários do TSE, haverá acesso ao prédio e a alguns estacionamentos mediante identificação. Outros dois estarão completamente fechados. Os ônibus dos manifestantes estarão estacionados em pontos estratégicos, com saída para a via L4 Norte. No fim do protesto, o grupo deve seguir para os coletivos e voltar para suas casas.

Eixo Monumental caminhada do MST

As faixas exclusivas da EPTG e EPNB estarão liberadas para qualquer veículo das 00h até as 23h59 de hoje, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), assim como as da W3 Sul, W3 Norte e Setor Policial Sul.

Os 5 mil manifestantes do MST se encontraram ontem pela manhã, por volta das 10h30. Eles uniram as três frentes, batizadas de Prestes, Tereza de Benguela e Liga das Camponesas, formadas por representantes do movimento em todo o país, para montar a concentração em frente ao Ginásio Nilson Nelson.

Segundo o porta-voz e coordenador nacional do MST, Roberto Baggio, os sem-terra se juntarão ainda à União Nacional dos Estudantes (UNE), aos sindicatos filiados e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) para seguir em direção ao TSE. ;É um ato simbólico. É a primeira vez que o povo vem registrar a candidatura do seu presidente;, disse.

* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação