Cidades

Assaltantes de caminhões rendiam e torturavam vítimas na BR-040

Os criminosos rendiam as vítimas e assumiam a condução do veículo. Depois, as levavam até um local ermo onde elas ficavam amarradas, eram agredidas e ameaçadas

Isa Stacciarini
postado em 15/08/2018 16:38
Entre os veículos apreendidos, estava um caminhão bitrem

O trecho entre Valparaíso de Goiás e Luziânia na BR-040 se tornou alvo de criminosos para roubar caminhões e carretas. Armados, os ladrões rendiam a vítima e assumiam a condução do veículo. Depois, a levavam até um local ermo onde ficavam amarradas, eram agredidas e ameaçadas. Os automóveis eram revendidos a receptadores de Brazlândia, Samambaia e Núcleo Bandeirante por cerca de R$ 9 mil.

Policiais desmontaram a associação criminosa especializada em assaltos de caminhões e carretas na rodovia por meio da operação, batizada de GPS, na madrugada desta quarta-feira (15/8). Ao todo, investigadores da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) prenderam seis homens em Luziânia (GO), cidade distante aproximadamente 80km de Brasília.

Segundo o delegado responsável pela investigação, Bruno Ehndo, o grupo só levava os veículos após localizar o rastreador dos caminhões. ;Eles eram cautelosos e cuidadosos, porque sabem que a maioria tem rastreador;, explicou o diretor da Divisão de Repressão a Adulteração e Desmanche Ilícito de Veículos, vinculado à Corpatri.
As investigações começaram em abril, após um grupo criminoso disparar contra uma equipe da Polícia Militar. Durante a ação, uma arma de um dos assaltantes caiu. ;Nos ferros velhos, os veículos eram recortados e desmanchados. As investigações em relação aos recrutadores continuam. Nossa intenção é saber para o que os caminhões eram utilizados;, explicou o delegado.

Ao todo, a polícia recuperou dois caminhões, duas caminhonetes Hilux, um bitrem e quatro carros, dois deles desmanchados em um ferro velho de Luziânia. A quadrilha fez ao menos 10 vítimas. A maioria reconheceu os suspeitos. ;Os criminosos só roubavam os veículos que conseguiam revender e as vítimas eram largadas à própria sorte;, esclareceu Bruno.

Eles vão responder por associação criminosa armada e roubo qualificado a mão armada praticado por duas ou mais pessoas. Se condenados, podem pegar até 15 anos de prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação