Com o objetivo de ampliar o atendimento a deficientes, o Departamento de Trânsito (Detran) permitirá, a partir desta semana, que clínicas credenciadas com acessibilidade realizem serviços, como obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e renovação.
Antes, a avaliação médica, que inclui teste psicológico e avaliação física dos candidatos com deficiência, era feita exclusivamente pela autarquia. Com a mudança, eles poderão escolher entre mais de 70 clínicas no DF para serem atendidos.
De acordo com a assessoria do Detran, além de mais comodidade aos usuários, a alteração vai "promover a descentralização dos serviços oferecidos pela Gerência de Saúde do Detran e ampliar o atendimento ao cidadão".
No caso daqueles que concorrem à primeira habilitação, deve ser feito o agendamento biométrico por meio do site do Detran. Após o procedimento, que custa R$ 31, o usuário escolhe uma clínica credenciada. Para quem precisa renovar a CNH ou realizar avaliação médica, basta ir à clínica.