Cidades

Espetáculo dos ipês começa em Brasília com a florada da espécie amarela

Árvores da espécie amarela floresceram e já colorem a cidade. Moradores da capital aproveitam o cenário para admirar a paisagem e registrá-la em fotografias

Marlene Gomes - Especial para o Correio
postado em 17/08/2018 06:00
[FOTO1210618]

É o horário de intervalo para o almoço e Maurício da Silva Santos, 32 anos, também alimenta o espírito. Entre os dois eixos monumentais, bem pertinho do prédio da Funarte, onde trabalha, o homem experimenta a alegria de poder olhar aquele ;sol de flores; que encanta quem passa pelo local. O morador de Planaltina considera a árvore frondosa que corta o céu uma benção. O ipê-amarelo encanta. E traz paz, conforto e equilíbrio para o trabalhador ali parado. ;É muito bom passar um tempinho aqui debaixo dessa árvore. Eu vejo que Deus é maravilhoso demais;, admira.
Do outro lado do eixo monumental, já no Parque da Cidade, o procurador do Ministério Público do DF Luciano Coelho Ávila, 40, aproveita o tempinho antes de uma audiência para fazer fotos dos ipês. Nessa época do ano, ele enxerga com os olhos da infância as árvores mais tradicionais da cidade. Em Varginha (MG), onde nasceu, flores de todas as cores marcaram a memória. ;O ipê-amarelo é o que mais destaca nessa paisagem. Ele me lembra de quando eu era criança;, explica.
[VIDEO1]
O ipê que encanta, alimenta a alma e traz lembranças da infância também é fonte de inspiração para rabiscos ou manifestações literárias. Tem gente que se transforma em poeta logo que vê as primeiras florações. Como a professora aposentada Anabel Gonçalves Ferreira, 55, moradora de Taguatinga, que fez uma poesia dedicada à árvore. ;Como é belo o ipê-amarelo / cheio de flores e de cor / aonde vem pousar / o alegre beija-flor;, diz uma das estrofes. Anabel conta que os ipês vêm para alegrar o cerrado. ;O ipê-amarelo é o mais bonito. Ele me toca mais e parece que floresce para iluminar a nossa vida;, disse.
Dois ipês, um branco e outro lilás, enfeitam a frente da casa da administradora Shirlei Reis, localizada em Taguatinga Norte. Abundância que enche os olhos de quem passa pela quadra, em época de floração. Apaixonada por árvores e plantas em geral, a jovem não tem predileção por espécies. Considera, no entanto, que é preciso levar mais verde para todo o DF. ;Brasília é privilegiada por ter tantas plantas, inclusive frutíferas, mas as administrações deveriam plantar mais árvores nas ruas e parques de todas as cidades;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação