Cidades

Aplicativo facilita relacionamento entre motoristas, oficinas e autopeças

Além de notificações alertando sobre revisões, um mecânico virtual vai ajudar o usuário a identificar os problemas do veículo

Mariana Machado
postado em 17/08/2018 06:00
Campagnolo:
A frota do Distrito Federal é de 1,750 milhão de veículos. Segundo o Detran, em todo a cidade são 1,716 milhão de condutores habilitados. Problemas como pneus carecas e faróis quebrados podem gerar multas que variam de R$ 85 a R$ 127, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Revisões periódicas são necessárias para o bom funcionamento do veículo e para evitar acidentes. Pensando em facilitar a vida do condutor e evitar a má conservação dos veículos, o empresário Diogo Campagnolo criou o Otimicar no ano passado.

Um aplicativo gratuito para smartphones, lançado esta semana, promete ajudar motoristas na procura por oficinas e autopeças. Até então, apenas uma versão de testes estava disponível, mas já tinha alcançado 880
downloads.

A ideia surgiu em 2013, depois que o sócio dele, o economista Marcos Nascimento, foi aos Estados Unidos e voltou ao Brasil com ideias para investir em tecnologia associada aos cuidados com carros. Campagnolo, que trabalhava com o segmento há mais de 15 anos, sendo inclusive proprietário de uma oficina, embarcou na ideia e os dois começaram o projeto da startup.

Prevenção

Campagnolo destaca que a manutenção do carro gera uma economia de 60% em relação a motoristas que deixam para a última hora. ;Se você faz a manutenção corretamente, é muito menos provável que seu motor funda, que aqueça, que você perca o freio e bata o veículo, que ocorra um acidente;, explica.

Segundo dados do Detran, até junho deste ano, o DF registrou 156 acidentes de trânsito fatais, 43 a mais do que no mesmo período do ano passado. Ao longo de todo o ano de 2017, foram 244 acidentes com morte. As causas envolvem atropelamentos de pedestres e animais, colisões, capotamentos, choques e quedas.

O aplicativo Otimicar está disponível para os sistemas Android e IOS e oferece opções de oficinas, alertas de revisões e até um mecânico virtual que tira dúvidas sobre problemas que o usuário possa ter com o carro. ;A gente conecta toda a cadeia, do fabricante ao consumidor final, passando pelo distribuidor e oficina. Agora fica possível fazer uma cotação do preço de peças muito mais profissional, que ficam mais baratas e há mais eficiência para o consumidor;, esclarece Campagnolo.

O servidor público David Athayde, 41, é um dos usuários que usou a versão de testes do aplicativo. Ele conta que ficou sabendo do recurso por um amigo que tinha enfrentado um problema com o carro. Quando precisou trocar a bateria do próprio veículo, ele decidiu experimentar e ficou positivamente surpreso. ;Foi super fácil. Eu tive uma dúvida sobre as especificações da peça e entrei em contato com a equipe. Rapidamente eles me ligaram e passaram as explicações necessárias;. Para David, o suporte do atendimento fez todo o diferencial. ;Depois da compra, eles perguntavam se a peça tinha chegado, monitoraram tudo;.

Critérios

Até agora, quatro distribuidoras de peças e 12 oficinas foram credenciadas junto ao sistema. Outras oito oficinas estão se cadastrando neste mês. Segundo Campagnolo, para que o estabelecimento faça parte da rede, é necessário cumprir uma série de critérios, como qualidade da estrutura e profissionais.

O engenheiro mecânico e proprietário da Bonno Pneus, em Taguatinga Norte, Carlos Moreira, 36, está cadastrado desde janeiro e se diz feliz com os resultados. ;É algo que a gente precisa, a maioria das oficinas está atrasada. Com a tecnologia, a gente consegue ter mais precisão no diagnóstico que o cliente precisa e isso poupa custos;, avalia.

Por enquanto, o serviço está disponível apenas no Distrito Federal, mas Campagnolo espera ampliar até outubro para Goiânia, Fortaleza e São Paulo. ;Temos todo um projeto de expansão estruturado para os próximos 12 meses, alcançando 40 locais. Quem usar o app poderá usar a rede no Brasil todo;, projeta o empresário.

Procedimentos

Para que o cliente receba as notificações, é necessário informar a quilometragem do veículo. ;A partir do momento que eu sei quantos quilômetros aquele carro andou, tenho a régua de manutenção preventiva daquele veículo e posso instruir o usuário a que procedimentos seguir;, diz o empresário.

Apesar de ser gratuito, quem desejar pode aderir também a planos pagos. O principal diferencial é que, nesses casos, um hardware é instalado no carro, informando diretamente à empresa o número de quilômetros rodados. Com este dispositivo, é possível também localizar e rastrear o carro. ;Se você tem o veículo roubado, por exemplo, pode entrar em contato conosco e nós vamos conseguir dizer onde está o veículo;, explica Diogo. O recurso, no entanto, ainda não está ativo, mas deve ficar até o fim do mês.

Com as próximas atualizações, a startup pretende ir além da ligação com os serviços de manutenção, e conectar também serviços de lava-jato, postos de combustíveis e até estacionamentos. Futuramente, a expectativa é criar aplicativos para atender a caminhões e motos.

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