Cidades

Manhã de sexta-feira com chuva e sensação térmica de 14ºC em Brasília

Termômetros marcaram 16ºC mas a sensação térmica de 14ºC obrigou o brasiliense a retirar os casacos do armário. Sábado também tem chuva, mas no domingo, a seca e a baixa umidade voltam

Alan Rios
postado em 17/08/2018 10:05
Céu nublado e com chuva na capital
Tempo nublado, chuva e sensação térmica de 14;C, provocada pelo vento e o céu cheio de nuvens, surpreendeu o brasiliense nesta sexta-feira (17/8). Depois da baixa umidade que levou o Distrito Federal a ficar em estado emergência no começo da semana, a umidade relativa do ar voltou a subir e deve ficar em torno de 50% hoje. Os termômetros devem registrar 25; no momento mais quente do dia.

A oscilação está dentro do esperado para o período do ano, segundo o meteorologista Amilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "Estamos na seca, então essa oscilação é normal. Tivemos no DF a chegada de uma frente fria e, por isso, houve essa mudança. E não é só em Brasília que o tempo é assim, tem época no Sul que a umidade chega a 12% também".

Essa mistura da época de seca com a chegada da frente fria a mínima registrada hoje foi de 16;C, enquanto a máxima deverá ficar em 25;C. A umidade relativa do ar subiu consideravelmente por conta da chuva, e varia entre 95% e 50%. A previsão é a de que hoje seja um dia chuvoso em várias regiões da capital, mas o volume de água será normal.

Final de semana

Para o final de semana, pode chover ainda no sábado (18/8), pois o Inmet calcula cerca de 30% de chance. Mas no domingo e segunda-feira (20/8), a seca volta, deixando Brasília com céu azul, umidade baixa e temperaturas um pouco mais elevadas.

Volume de chuva

A chuva nesta época do ano, apesar de rara, está dentro do volume histórico. Apesar de ter circulado o boato de que choveu mais do que o esperado para agosto, a meteorologista Morgana Almeida, em entrevista concedida ao Correio na quinta-feira (16/8), desmentiu a informação explicando que ela foi baseada em cálculos antigos.

"Existe um dado do Inmet chamado normal climatológica, que é uma estatística atualizada a cada 30 anos que calcula o volume de chuva esperado. Nas últimas atualizações, chegamos a uma média de volume de chuva esperada para agosto de 24,1 mm. Antes, ela era de 13,6 mm, mas esse valor já foi atualizado." Como o volume máximo deste mês foi de 16,6 mm - até a última quinta-feira - ainda falta chover um pouco para que Brasília atinja o esperado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação