Cidades

Onças-pardas são vistas no Parque Nacional de Brasília

Segundo a diretora do Parque Nacional, Juliana Barros, esses animais precisam de amplos espaços para sobreviver. É natural que eles apareçam de tempos em tempos

Marlene Gomes - Especial para o Correio
postado em 17/08/2018 19:16

Uma das onças-pardas fotografada no Parque Nacional de Brasília

Duas onças-pardas foram vistas no Parque Nacional de Brasília. Os animais, um macho com menos de 1 anoe uma fêmea de 1 ano e meio, foram flagrados por meio de armadilhas fotográficas instaladas na unidade de conservação. Essa foi a primeira vez que biólogos conseguiram provas visuais da existência do animal desde a criação da unidade, em 1961.

Não é possível, até o momento, dimensionar o número de onças-pardas na unidade de conservação, já que elas se movimentam muito. O deslocamento desses animais é monitorado por meio de câmeras trap (armadilha). Os pesquisadores movimentam as câmeras a fim de registrar imagens diversas em ambientes variados. ;Por tratar-se de uma área de preservação ambiental, a presença das onças significa que o ambiente está em perfeito equilíbrio;, esclarece a chefe da Unidade de Conservação, Juliana Barros.

De acordo com Juliana, as onças-pardas necessitam de amplos espaços para sobreviver e, de tempos em tempos, elas podem ser avistadas. Os animais foram vistos próximos às trilhas dos visitantes. ;No caso específico desta onça, trata-se de uma jovem fêmea que ainda não estabeleceu seu território. Este é o motivo porque ainda é possível avistá-la na mesma área;, explica.

Os visitantes do Parque Nacional, no entanto, não precisam temer ataques de onças e nem mesmo ter cuidados especiais para não atrair esses animais, segundo a chefe da unidade de conservação. ;Os visitantes não atraem as onças pois nada que carregamos é parte da alimentação deste felino. Na verdade, a tendência é que a presença humana afaste o animal, então, fazer algum tipo de barulho, como bater palmas, por exemplo, costuma afastar as onças. Porém, em caso de avistamento, a recomendação é evitar a curiosidade e não ir de encontro ou perseguir o animal. Para se afastar, recomenda-se não correr ou fazer movimentos bruscos;.

O Parque Nacional de Brasília é o lar de diversas espécies de fauna e flora nativas do Cerrado, inclusive espécies ameaçadas de extinção, como o caititu, o tamanduá-bandeira, tatus e o lobo-guará, além das onças pardas e pintada, informa o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação