postado em 18/08/2018 08:00
Estimular e fortalecer o turismo do Centro-Oeste foi o objetivo do evento Experiência Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que reuniu empresários do turismo e agentes de viagens no Espaço Brasília, na 904 sul, na quarta-feira (15/8). Os participantes discutiram melhorias e tendências para o setor, tendo como referência palestras e apresentação de casos de sucesso de países como Israel, Colômbia e Peru. O seminário teve apoio da Fecomércio, da Rede Plaza Brasília, do Sebrae no DF e do Ministério do Turismo.
"A capital do país também é um destino turístico. Estamos tentando mudar o conceito de turismo de negócios e ampliar o número de visitantes na cidade. É possível estimular esse cenário e atrair mais visitantes;, afirmou o presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio e vice-presidente da instituição, Francisco Maia.
Um dos destaques do encontro foi a apresentação e discussão do projeto Brasil Central Turismo, do Sebrae, que tem como objetivo desenvolver o turismo da região central do Brasil de forma sustentável e integrada, acabando com a competição entre os destinos turísticos vizinhos.
A coordenadora da cadeia de turismo do Sebrae, Cida Vieira, concordou que o evento, por receber agentes de viagens de todas as regiões, acaba sendo uma oportunidade de divulgação da região Centro-Oeste. ;Os agentes são um elo muito importante de toda a cadeia turística. É uma chance de mostrar para eles, por meio do projeto do Sebrae, o Brasil Central, que temos destinos de qualidade na região;, ressaltou.
Este é o quarto ano em que a Experiência Braztoa é realizada. ;Esse evento traz algumas pessoas que dividem os desafios e acreditam na inovação. Essa união é um trabalho em prol do turismo, com o objetivo de fazer com que as pessoas nos escutem;, afirmou a presidente da Braztoa, Magda Nassar.
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos responsáveis por 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,22 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período.