Cidades

Dia D: pais levam filhos para se vacinarem contra poliomielite e sarampo

As crianças de 1 a menores de 5 anos que ainda não receberam, nos últimos 30 dias, uma dose da vacina contra essas doenças devem ser imunizadas

Marina Adorno - Especial para o Correio
postado em 18/08/2018 11:33

Grade e fachada de posto de saúde com um homem e uma mulher saindo com o filho nos braços

O Ministério da Saúde realiza neste sábado (18/8) o "Dia D" de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. As crianças de 1 anos a menores de 5 anos que não receberam, nos últimos 30 dias, uma dose contra essas doenças devem ser levadas à unidade de saúde mais próxima de suas casas.

Até o momento, 21,23% do público alvo no Distrito Federal já foi imunizado contra pólio e 21,26%, contra o sarampo, segundo o governo federal. Apesar de a campanha ter começado em 6 de agosto, segundo a pasta, apenas 30% do público-alvo da campanha foi imunizado em todo o país, que conta com mais de 36 mil postos de vacinação abertos hoje em todos os estados. A meta é vacinar 11 milhões de crianças até o dia 31 de agosto.


No Cruzeiro Velho, os servidores públicos Vinicius da Silva, 36 anos, e Janaína Maduro, 38, levaram o filho João Victor ao Centro de Saúde 14 para receber a vacina que previne o sarampo. "Ele não pode tomar a gotinha porque já tomou uma vacina com o componente da pólio recentemente", explicou o pai.

João Victor chegou tranquilo à Unidade de Saúde, mas, ao ver a injeção, não conseguiu controlar o choro. "Ele é bem tranquilo, só chora mesmo na hora que aplicam a vacina", contou Janaína. No fim, o menino disse que não gostou de ter tomado a vacina, mas o balão que ganhou serviu como prêmio de consolação.

Criança chora no colo do pai enquanto recebe dose de vacina por meio de injeção

O ministro da Saúde Gilberto Occhi diz contar com o apoio de toda a sociedade para atingir a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças com entre 1 ano e menores de 5 anos contra as duas doenças. "Nossa expectativa é fechar o dia com 60% das crianças de todo o Brasil devidamente vacinadas", completou o ministro. Os serviços de saúde têm até 15 dias, após o fim da campanha, para inserir no sistema as informações das doses aplicadas.

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomielite: crianças de 1 menores de 5 anos, independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a do famoso "Zé Gotinha".

Contra o sarampo: crianças de 1 a menores de 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Não devem ser vacinadas: crianças de 1 a menores de 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação