Cidades

Estudantes do DF se reúnem no Festival de Robótica Educacional

Os alunos que participaram da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica dirigiram os robôs por um circuito, desviando dos obstáculos

Renata Rios
postado em 18/08/2018 17:05
Renata Castro, aluna do Sesi Gama: a equipe, batizada de Cafussu, ainda deu nome para o robô, o cafussinho
Alunos das redes pública e particular participaram, neste sábado (18/8), do 1; Festival de Robótica Educacional. Além da competição da Olimpíada Brasileira de Robótica, o público pôde curtir palestras e oficinas sobre o assunto e visitar espaço destinado aos drones. O evento ocorreu no câmpus de Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) e começou às 9h.
A assessora da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF, Marília Magalhães Teixeira, explica que o objetivo do evento é fomentar o ensino de robótica e gerar o interesse nos alunos pelo assunto. ;A ideia é que as escolas públicas consigam levar o ensino de robótica para a sala de aula;, pontua.
A expectativa dos organizadores era a de receber cerca de 2 mil pessoas, entre pais, competidores e outros interessados. Inscreveram-se na olimpíada 15 equipes de escolas públicas, 41 de instituições privadas, 5 do IFB e 10 das escolas militares. Cada equipe pode ter até quatro integrantes e elas são divididas por níveis ; do nível 0 ao 2, a depender da etapa da educação básica em que estudam.
Entre os competidores, era evidente a dedicação e animação. Para Renata de Castro, aluna do ensino médio do Centro de Ensino Sesi Gama, a olimpíada estimulou o interesse pela escola: ;Está sendo uma experiência e uma oportunidade. Trabalhamos muita física e matemática, tanto na teoria quanto na prática;. A equipe da jovem, batizada de Cafussu, ainda deu nome para o robô, o cafussinho.
João Pedro de Souza Lopes e Pietra Gullo, alunos do 9; ano em uma escola particular, se inscreveram na competição por contra própria. ;Somos bons em exatas e ainda tivemos um pouco de ajuda de um professor, que deu algumas ideias;, explica João Pedro.
Para os alunos que foram bem nessa etapa regional, o campeonato nacional fica mais próximo. O evento ocorre entre 6 e 9 de novembro, em João Pessoa.
Competição

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação