Cidades

Abertura da 4ª Bienal do Livro tem homenagem a professora de Ceilândia

Quarta edição do evento começou hoje e tem como tema central "Os outros somos nós"

Alan Rios
postado em 18/08/2018 19:50
Gina Vieira Ponte, professora
A cultura de Brasília ganhou mais um espaço de debate e reflexão acerca do mundo contemporâneo. A 4; Bienal do Livro e da Leitura começou suas atividades neste sábado (18/8), com o tema ;Os outros somos nós;. O evento vai até 26 de agosto e está com portas abertas das 9h às 22h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O brasiliense que pôde conferir o primeiro dia das programações previstas da bienal presenciou três mesas de debate. As mesas tiveram como tema o racismo na cultura, as transformações da escrita da internet à página escrita e reflexões sobre as ligações entre jornalismo e história. Tudo isso, claro, envolto de muitos livros. A homenageada deste ano é a professora de Ceilândia Gina Vieira Ponte, criadora do projeto Mulheres Inspiradoras e referência da educação no Distrito Federal.

Entre livrarias e editoras, são mais de 60 expositores com obras a venda no evento, que conta ainda com a participação de mais de 40 escritores nacionais e internacionais. Nos debates provocados por esses autores, as questões identitárias no século 21 são os principais focos, tirando da margem assuntos como a literatura negra, feminina, de periferia, a temática LGBT e a realidade indígena, por exemplo.

Durante os nove dias de bienal, os moradores da capital têm acesso a 18 mesas de discussão, uma série de atividades culturais artísticas para crianças, apresentações teatrais, exibições de filme e até mesmo shows musicais. Para aproximar o público jovem da leitura, o evento contará ainda com o Espaço Z, um ambiente que vai relacionar literatura e o meio digital, com conversas com blogueiros, youtubers e influenciadores digitais que promovem a cultura escrita.

Anote

4; Bienal Brasil do Livro e da Leitura
Data: 18 a 26 de agosto de 2018
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília
Horário de funcionamento: 9h às 22h
Entrada Franca
Informações: (61) 3542.0340

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação