Cidades

ONG promove café da manhã para celebrar o Dia Nacional do Ciclista

É a primeira vez que o Dia Nacional do Ciclista é comemorado oficialmente. A data entrou para o calendário de datas comemorativas do país com a Lei nº 13.508/2017

Marina Adorno - Especial para o Correio
postado em 19/08/2018 17:27

Neste domingo (19/8), a ONG Rodas da Paz promoveu um café da manhã no Eixão, na altura da 213 Sul. A ideia é celebrar uma conquista para todos os que os amantes da bicicleta: o Dia Nacional do Ciclista. Essa é a primeira vez que o dia se tornou oficial e entrou formalmente para o calendário de datas comemorativas do país, a partir da Lei n; 13.508/2017.

O local do café foi escolhido pela proximidade com a bicicleta branca que simboliza o ciclista Pedro Davison,

atropelado em 2006. A data também é uma homenagem a ele: 19 de agosto foi o dia acidente. O coordenador da ONG, Bruno Leite, explica que o objetivo do evento era celebrar a vida e a constante luta por ruas mais seguras.

Bruno Leite, coordenador da ONG Rodas da Paz


;O atropelamento do Pedro foi um caso que foi para júri popular e considerado homicídio doloso. Foi um marco na luta pela paz no trânsito;, afirma Bruno. Como representante da ONG e usuário do meio de transporte, ele reconhece que houve uma melhora na cidade em relação aos ciclistas. A estrutura cicloviária cresceu nos últimos anos, porém ainda existem falhas. Bruno defende que ainda é preciso conectá-las.


O bombeiro Ronaldo Almeida, 48 anos, começou a andar de bicicleta há pouco mais de um ano. ;Eu comprei do meu irmão e ela ficou um mês parada. Há um ano e meio eu comecei a usar com frequência. É assim, depois que pega gosto não quer mais parar. Sinto muita falta se fico um dia sem pedalar;, conta. Ronaldo usa a bicicleta nos momentos de lazer e costuma fazer trilhas na Floresta Nacional de Brasília ; localizada em Taguatinga.


Foram distribuídos balões brancos para todos os ciclistas que passeavam pelo Eixão do Lazer neste domingo, como forma de parabenizá-los pela data e também como ferramenta de conscientização.

O bombeiro Ronaldo Almeida, 48 anos, começou a andar de bicicleta há pouco mais de um ano

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação