Cidades

4ª Bienal do Livro e da Leitura chega ao segundo dia com atrações diversas

O público pode visitar a Bienal até 26 de agosto. A entrada é franca

Renata Rios
postado em 19/08/2018 21:11
Placa escrita literatura
A leitura é um alicerce da sociedade e, como tal, deve ser valorizada. Em poucos eventos pelo Brasil afora é possível ver tanto empenho em valorizar os livros quanto na 4; Bienal Brasil do Livro e da Leitura. O evento, que começou no sábado (18/8) e fica na capital até 26 de agosto, reúne diversos autores.
Pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o público circulava encantado, tanto para prestigiar os autores e obras já conhecidos, quanto para buscar novas alternativas de leitura. Bruno Martins, 22 anos, e Camila Cais, 21, ambos estudantes, foram ao local aproveitar os preços e as alternativas. "Essa é a minha primeira vez, pois moro aqui há apenas um ano", comentou Bruno. Camila ainda aponta: "Os livros ficam mais baratos e até fizemos algumas descobertas"

Laura Alcantra foi à Bienal com o pai, AndréOutro público que compareceu em peso no evento foram as crianças. Com diversas obras voltadas para elas, os pequenos abriam as páginas com a curiosidade de quem descobre um mundo. Pelo corredor, quem flagrava a alegria com que a pequena Laura Alcantra caçava o famoso personagem Wally dificilmente não foi remetido à própria infância.
"Esse livro eu via quando era criança", relembra saudoso André Alcantra, pai da pequena de 6 anos. Ele ainda afirma que a menina gosta muito do contato com os livros. "Eu vim ontem e hoje outra vez", se alegra a criança, que logo complementa sobre sua busca ao Wally: "Tá muito difícil".

"Cada livro que ele ganha eu leio para ele", relata Débora Sabino, 49 anos, mãe de Benjamim Portilho, enquanto o menino de 6 anos se encanta com uma obra. Quando questionado pela parte favorita do passeio, ele não titubeia e responde: "Os livros são minha parte favorita".
Já mais velhas, as irmãs de Benjamin se descobrem pelas páginas. "Eu tenho uma pequena biblioteca em casa. Adoro ler e até escrevo", informa Sarah Benedita, 17. A irmã, de 15 anos, Rosa Maria Sabino, logo se declara uma amante da leitura, mas observa: "Menos que a Sarah, mas gosto muito, especialmente de poesia".

Entre os espaços, além da área externa com shows e alimentação e o espaço voltado para a literatura infantojuvenil, uma área destinada à cultura pop chamava a atenção dos geeks que circulavam no pavilhão. Além de lojas com quadrinhos diversos, itens de decoração e até bonecos temáticos, o espaço contava com alguns escritores independentes, como Catharina Baltar e Lucas Cangussu. Ambos avaliaram positivamente o evento. "É massa estar aqui. Vem muita gente e, como é um evento gratuito, vem todo tipo de gente. É muito legal", declara Lucas.
Anote
4; Bienal Brasil do Livro e da Leitura
Data: 18 a 26 de agosto de 2018
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental)
Horário de funcionamento: das 9h às 22h
Entrada franca
Informações: 3542-0340 ou www.bbll.com.br
Vista aérea da 4ª Bienal do Livro e da Leitura

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação