Cidades

Ciclista de 43 anos morre após ser atingido por ônibus no Lago Sul

A vítima chegou a ser reanimada pelos bombeiros e encaminhada com vida ao hospital, mas acabou não resistindo aos ferimentos

Alan Rios
postado em 20/08/2018 10:22
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, mas não resistiu
Um ciclista morreu após ser atropelado por um ônibus no começo da manhã desta segunda-feira (20/8), na altura da QL 6 do Lago Sul. Depois de ser derrubado, Maurício da Cruz Carneiro de Almeida, 43 anos, sofreu parada cardiorrespiratória e chegou a ser reanimado pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado de helicóptero, ainda com vida, ao Hospital de Base, mas não resistiu aos ferimentos, segundo informou a Divisão de Comunicação da Polícia Civil (Divicom).

A vítima estava acompanhada da mulher, Suenia Carvalho Carneiro de Almeida, 42, que viu tudo acontecer. Eles sempre pedalam juntos pelo Lago Sul. Abalada, ela disse apenas que o motorista do ônibus teria perdido o controle e atingido o marido. Familiares ressaltaram que o condutor do ônibus prestou socorro.
Maurício chegou ao hospital às 8h20, após sofrer uma segunda parada respiratória enquanto ainda era transportado. O óbito foi registrado às 8h59, horário em que ele parou de reagir às manobras de reanimação dos médicos. A equipe constatou um hemotórax, ou seja, um derramamento de sangue na cavidade pleural, membrana dupla que envolve o pulmão.
Passageiros do ônibus não tiveram ferimentosO acidente ocorreu às 7h30, quando Maurício pedalava na pista principal do Lago Sul, próximo ao Gilberto Salomão, seguindo em direção ao Balão do Aeroporto. Em determinado momento, foi atingido por um ônibus que fazia a linha Paranoá;Núcleo Bandeirante. Havia cerca de 40 passageiros no coletivo e nenhum deles se feriu. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar, e peritos da Polícia Civil tentarão identificar a dinâmica do acidente. Duas faixas da pista foram interditadas.

Posição da Urbi

O ônibus que atingiu o ciclista faz parte da Urbi Mobilidade. Em contato do Correio, a empresa de transporte disse que está acompanhando o caso a fim de prestar apoio para a família da vítima, e que ainda "repudia a falta de urbanidade com os ciclistas e outros modais". A empresa também esclareceu que "realiza treinamentos constantes a fim de orientar os integrantes para a prática de uma condução segura e respeitosa". Após prestar depoimentos na delegacia, o motorista será convocado para esclarecer o fato também junto a Urbi.

Dia Nacional do Ciclista

O acidente do Lago Sul ocorre um dia depois das comemorações do Dia Nacional do Ciclista. A data de 19 de agosto entrou formalmente para o calendário de datas comemorativas do país, a partir da Lei n; 13.508/2017. Para comemorar a primeira celebração da data, a ONG Rodas da Paz promoveu um café da manhã na 213 Sul, do Eixão.

O evento foi marcado por homenagens ao ciclista Pedro Davison, atropelado em 2006 na mesma data. Bruno Leite, coordenador da ONG, disse que um dos objetivos da celebração era a constante luta por ruas mais seguras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação