Cidades

Operação da Polícia Ambiental resgata 29 aves em Taguatinga

Em dois meses, Operação Bioma apreendeu mais de 1,6 mil pássaros silvestres

Erika Manhatys*
postado em 21/08/2018 16:13
Duas casas vizinhas mantinham os animais em gaiolaDurante ações da Operação Bioma, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), foram apreendidas 29 aves na QNM 25, Taguatinga Norte, na manhã desta terça-feira (21/8). Os policiais em patrulhamento na região ouviram o canto dos pássaros silvestres. Duas casas vizinhas mantinham os animais em gaiolas, em uma delas, 17 aves, na outra, 12.
Segundo o subtenente Wilson José Oliveira de Sousa, por não se tratar de um crime de maior potencial ofensivo, os proprietários assinaram termo circunstanciado de comparecimento em juízo, onde serão determinadas as sanções cabíveis em cada caso.

Dentre as aves recuperadas, foram apreendidos pássaros-preto; sabiás-laranjeiras; bicudos; pegas; papagaios; pintassilgos; trincas e sofreus. Duas das espécies são consideradas raras, o bicudo e o sofreu. ;Durante toda a operação, resgatamos apenas dois exemplares dessas aves. Os proprietários alegam que os pássaros aparecem em sua residência e, por apreciarem o canto, eles acabam enjaulando e criando como animais domésticos;, afirma o subtenente.

Todos os animais estavam aparentemente saudáveis e bem cuidados. Eles foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, onde passarão por avaliação e, se necessário, por reabilitação preparatória para a soltura na natureza.

Operação Bioma


Iniciada em julho, a operação apreendeu cerca de 1.650 aves, com 308 autuações em flagrante delito. ;A Operação Bioma visa coibir todos os crimes ambientais. Em apenas dois meses, conseguimos resgatar um grande número de animais silvestres. Além da criação irregular de aves, autuamos seis casos de maus-tratos e outros mais graves, crimes contra a flora, como cortar árvores sem a autorização do órgão competente e desrespeito a áreas de preservação permanente;, salienta Wilson.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer
[FOTO1212616]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação