Cidades

Incêndio consome área equivalente a 12 campos de futebol próxima à Papuda

Bombeiros levaram quase quatro horas para conseguir extinguir as chamas. Duas aeronaves, 56 militares e 19 mil litros de água foram necessários para combater o fogo

Jéssica Eufrásio
postado em 21/08/2018 23:22
Suspeita é de que fogo tenha começado às margens da via de acesso à penitenciária


Um incêndio florestal na região de São Sebastião, próximo ao Complexo Penitenciário da Papuda, destruiu aproximadamente 90 mil metros quadrados de mata do cerrado, área equivalente ao tamanho de 12 campos de futebol. O Corpo de Bombeiros atuou no combate às chamas durante quase quatro horas nesta terça-feira (21/8) e 56 militares trabalharam no local. Além de oito carros da corporação, foram necessários um helicóptero de resgate e um avião, que transportaram, respectivamente, 3,4 mil e 16 mil litros de água despejados sobre a área afetada.

O fogo apresentou dois focos. Um deles começou às margens da via de acesso à Papuda e avançou para o interior da mata. De acordo com informações dos bombeiros, ainda haverá perícia na região para avaliar o que pode ter causado o incêndio. O resultado está previsto para sair no próximo mês. "Hipoteticamente, pode haver inúmeros fatores. A vegetação está desidratada e a umidade está baixa. Não temos como nos pronunciar sobre as possíveis causas antes do relatório dos peritos", afirmou o major Gildomar Alves, chefe do Serviço Operacional de Informação Pública (Soinp) da corporação.

As chamas não deixaram vítimas nem afetaram o espaço em que se encontra a penitenciária. Ainda assim, há chance de que animais tenham sido mortos em decorrência do fogo ou da fumaça. De janeiro até esta terça-feira (21), 2.412 ocorrências de incêndio florestal foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros no Distrito Federal. Elas resultaram na queima de quase 23 milhões de metros quadrados (3,2 mil campos de futebol) de mata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação