Camila de Magalhães - Especial para o Correio
postado em 22/08/2018 19:59
Não depender dos filhos e netos para fazer registros de encontros, passeios, viagens é uma conquista para a maioria dos 96 alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal que estão no curso Fotografe Mais, realizado pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF. As aulas gratuitas de fotografia são voltadas para adultos e idosos de Ceilândia, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.
Nesta quarta-feira (22/8), os participantes estiveram no Jardim Botânico de Brasília para soltar a criatividade e colocar em prática as técnicas que aprenderam. Muitos nunca haviam visitado o local e gostaram de curtir a natureza, garantir belos cliques, conhecer novas pessoas e aproveitar um piquenique coletivo.
Para uma das instrutoras do curso, Danielle Beserra, é gratificante ver a alegria, interesse, participação e evolução desse público ao longo do processo, conferindo mais autonomia e inclusão digital. "Estou aposentado, sempre viajo, batia fotos aleatórias, sem saber se estavam boas. Agora posso caprichar", comentou João Bosco, 69 anos, morador de Samambaia.
Domiciano Cândido de Jesus, 70, vive em Ceilândia está animado com os novos aprendizados: "Não tinha experiência nenhuma em fotografia. Eu e minha esposa andamos muito na beira dos rios, arvoredos, agora posso fotografar e guardar como lembrança." Marilene Trindade, 72, mora em Sobradinho e não conhecia o Jardim Botânico. "Estou achando uma maravilha, uma oportunidade que nunca tive", afirmou.
As aulas do curso Fotografe Mais se encerram em 5 de setembro, com uma visita aos Diários Associados. Informações: www.facbrasil.org.br.