Erika Manhatys*
postado em 24/08/2018 18:06
Quebra de pratos, culinária tipicamente mediterrânea e apresentações musicais e de dança são algumas das atrações que os brasilienses poderão desfrutar neste fim de semana. A comunidade grego-ortodoxa de Brasília, localizada na 910 Norte, abre as portas na sexta (24) e no sábado (25), entre as 19h e 2h, a toda população brasiliense. A Panighiri, festa tradicional grega, está em sua 4; edição, o valor arrecadado com os ingressos sempre são convertidos a obras beneficentes.
O presidente da comunidade, Dionysio Klavdianos, 54, conta como a festa chegou a Brasília. ;A Panighiri é uma festa secular, muito tradicional nas vilas gregas. Ela festeja a chegada do verão europeu e o período de colheitas. Há quatro anos, com os 50 anos de Comunidade Greco-Ortodoxa na capital brasiliense, decidimos fazer uma série de eventos em homenagem à data e a Panighiri foi uma das iniciativas.; Ele explica que a comemoração é muito importante à cultura helênica, pois marca a transição de período e o resultado do trabalho nos campos.
Desde sua criação, o público tem se fidelizado e a festa atrai ainda mais pessoas a cada ano. Segundo Dionysio, o perfil dos visitantes é eclético e, na maioria dos casos, não estão vinculados à ascendência grega. ;Recebemos pessoas bem jovens e outras de mais idade. Quem vem prestigiar a festa são aqueles que gostam de ouvir sobre a Grécia, que têm uma relação de amor com a nossa história e a grande parte é composta por brasileiros que não têm ligação sanguínea com o país;, relata. As bandas Samos, de Brasília, e Kostaki, de São Paulo, vão animar os dois dias de festejo.
Serviço
Panighiri, festa tradicional grega
Sede da Comunidade Greco-Ortodoxa de Brasília, SGAN Quadra 910, Módulo B
Horário: 19h às 2h
Ingressos: R$ 25 comprados com antecedência e R$ 35 no dia do evento
Informações: (61) 99986-7427 / 98406-9378 / 3447-9059 / comunidadegrega@terra.com.br
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer