Cidades

Coligação do deputado Alberto Fraga (DEM) ficou com o maior tempo de TV

Os programas dos candidatos começam a ser apresentados na próxima sexta

Ana Viriato
postado em 25/08/2018 07:00
Ilustração de microfones com pessoas em cima

Em menos de uma semana, a campanha chega à casa do eleitorado com o início da propaganda gratuita na tevê e no rádio. Entre a próxima sexta-feira e 4 de outubro, os concorrentes ao Palácio do Buriti usarão dois blocos de nove minutos, às segundas, quartas e sextas-feiras, para apresentar propostas. O deputado federal Alberto Fraga (DEM) tem o maior tempo à disposição: 1 minuto e 50 segundos no ar, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A lanterna é dividida por três postulantes que dispõem de apenas 4 segundos: Alexandre Guerra (Novo), Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO).

A Corte eleitoral também definiu a ordem da veiculação diária das propagandas dos candidatos ao GDF. Herdeiro da rede Giraffas, Guerra será o primeiro a aparecer nas transmissões. Fraga, o último. A disposição servirá de parâmetro para as datas subsequentes em respeito a um rodízio: o último veiculado no dia anterior será o primeiro do dia seguinte.

Houve, ainda, a determinação do número e do tempo das inserções, que, na prática, também servem para a propagação de propostas, mas são transmitidas durante a programação normal das emissoras. O fator surpresa é importante para os políticos, pois alcança os eleitores que desligam tevês e rádios ou mudam de canal, ou de sintonia na propaganda eleitoral.

A divisão do tempo usa, como parâmetro, a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados. Com a coligação ;Coragem e Respeito pelo Povo;, formada por DEM, PSDB, PR e Democracia Cristã, Fraga conquistou a maior fatia. Em seguida, aparece a coalizão ;Pra fazer a diferença;, de Ibaneis Rocha (MDB), que conta com outras quatro siglas: PP, PSL, PPL e Avante. O emedebista ficará no ar por 1 minuto e 44 segundos.

O deputado federal licenciado Rogério Rosso (PSD), cuja chapa ;Unidos pelo DF; foi costurada com a ajuda do senador Cristovam Buarque (PPS), vai dispor de 1 minuto e 38 segundos. O grupo conta também com Solidariedade, Podemos, PSC, PRB, legenda ligada à Igreja Universal do Reino de Deus. Ao lado de PV, Rede, PDT e PCdoB, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato à reeleição no grupo ;Brasília de Mãos Limpas;, garantiu 1 minuto e 14 segundos nas telas e nas emissoras de rádio.

Na quinta colocação, aparece Miragaya do PT. Apesar da chapa puro-sangue, graças à grande representatividade petista na Câmara dos Deputados, o ex-presidente da Confederação Nacional de Economia (Confecon) terá à disposição 1 minuto e 10 segundos de transmissão. Com o apoio de PTB, PHS, PMN, PMB e Patriota, a ex-distrital Eliana Pedrosa (Pros) ficará nas telas por 49 segundos. Ela comanda a chapa ;Juntos de Você;. Marcada por traços feministas, a coligação ;Elas por nós: sem medo de mudar o DF;, integrada por PSol e PCB, garantiu à professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) 9 segundos de propaganda eleitoral. Apadrinhado político do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o general Paulo Chagas (PRP) poderá falar por 8 segundos. O militar reformado representa a coalizão ;Brasília acima de tudo;.

Senado

Pelas regras de divisão estabelecidas na Resolução n; 23.551, de 2017, a vice-presidente licenciada da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep), Amabile Pacios (PR), e o deputado Izalci Lucas (PSDB) farão uso da maior fatia do tempo na tevê e no rádio durante a corrida pelas duas vagas de senador: 1 minuto e 25 segundos. Eles integram a chapa de Fraga. Os dois blocos de sete minutos de propagandas gratuitas dos candidatos ao Senado também vão ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras (veja Minuto a minuto).


Confira o tempo de propaganda dos concorrentes ao Buriti

; Alberto Fraga (DEM) ; 1 minuto e 50 segundos
; Ibaneis Rocha (MDB) ; 1 minuto e 44 segundos
; Rogério Rosso (PSD) ; 1 minuto e 38 segundos
; Rodrigo Rollemberg (PSB) ; 1 minuto e 14 segundos
; Miragaya do PT ; 1 minuto e 10 segundos
; Eliana Pedrosa (Pros) ; 49 segundos
; Fátima Sousa (PSol) ; 9 segundos
; Paulo Chagas (PRP) ; 8 segundos
; Alexandre Guerra (Novo) ; 4 segundos
; Guillen (PSTU) ; 4 segundos
; Renan Rosa (PCO) ; 4 segundos

E ao Senado


; Amabile Pacios (PR) e Izalci Lucas (PSDB) ; 1 minuto e 25 segundos
; Hélio Queiroz (PP) e João Pedro Ferraz (PPL) ; 1 minuto e 21 segundos
; Cristovam Buarque (PPS) e Fernando Marques (Solidariedade) ;
1 minuto e 16 segundos
; Chico Leite (Rede) e Leila do Vôlei (PSB) ; 57 segundos
; Marcelo Neves (PT) e Wasny de Roure (PT) ; 54 segundos
; Juiz Everardo Ribeiro (PMN) e Walisson Perônico (PTB) ; 38 segundos
; Chico Sant;Anna (PSol) e Marivaldo Pereira (PSol) ; 7 segundos
; Brigadeiro Átila Lima (PRTB) e Fadi Faraj (PRP) ; 6 segundos
; Danilo Matoso (PCO) ; 3 segundos
; Robson (PSTU) ; 3 segundos
; Paulo Roque (Novo) ; 3 segundos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação