Publicidade

Correio Braziliense

Coligação do deputado Alberto Fraga (DEM) ficou com o maior tempo de TV

Os programas dos candidatos começam a ser apresentados na próxima sexta


postado em 25/08/2018 07:00 / atualizado em 24/08/2018 23:20

(foto: Kleber Sales/CB/D.A Press)
(foto: Kleber Sales/CB/D.A Press)

Em menos de uma semana, a campanha chega à casa do eleitorado com o início da propaganda gratuita na tevê e no rádio. Entre a próxima sexta-feira e 4 de outubro, os concorrentes ao Palácio do Buriti usarão dois blocos de nove minutos, às segundas, quartas e sextas-feiras, para apresentar propostas. O deputado federal Alberto Fraga (DEM) tem o maior tempo à disposição: 1 minuto e 50 segundos no ar, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A lanterna é dividida por três postulantes que dispõem de apenas 4 segundos: Alexandre Guerra (Novo), Guillen (PSTU) e Renan Rosa (PCO).

A Corte eleitoral também definiu a ordem da veiculação diária das propagandas dos candidatos ao GDF. Herdeiro da rede Giraffas, Guerra será o primeiro a aparecer nas transmissões. Fraga, o último. A disposição servirá de parâmetro para as datas subsequentes em respeito a um rodízio: o último veiculado no dia anterior será o primeiro do dia seguinte.

Houve, ainda, a determinação do número e do tempo das inserções, que, na prática, também servem para a propagação de propostas, mas são transmitidas durante a programação normal das emissoras. O fator surpresa é importante para os políticos, pois alcança os eleitores que desligam tevês e rádios ou mudam de canal, ou de sintonia na propaganda eleitoral.

A divisão do tempo usa, como parâmetro, a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados. Com a coligação “Coragem e Respeito pelo Povo”, formada por DEM, PSDB, PR e Democracia Cristã, Fraga conquistou a maior fatia. Em seguida, aparece a coalizão “Pra fazer a diferença”, de Ibaneis Rocha (MDB), que conta com outras quatro siglas: PP, PSL, PPL e Avante. O emedebista ficará no ar por 1 minuto e 44 segundos.

O deputado federal licenciado Rogério Rosso (PSD), cuja chapa “Unidos pelo DF” foi costurada com a ajuda do senador Cristovam Buarque (PPS), vai dispor de 1 minuto e 38 segundos. O grupo conta também com Solidariedade, Podemos, PSC, PRB, legenda ligada à Igreja Universal do Reino de Deus. Ao lado de PV, Rede, PDT e PCdoB, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato à reeleição no grupo “Brasília de Mãos Limpas”, garantiu 1 minuto e 14 segundos nas telas e nas emissoras de rádio.

Na quinta colocação, aparece Miragaya do PT. Apesar da chapa puro-sangue, graças à grande representatividade petista na Câmara dos Deputados, o ex-presidente da Confederação Nacional de Economia (Confecon) terá à disposição 1 minuto e 10 segundos de transmissão. Com o apoio de PTB, PHS, PMN, PMB e Patriota, a ex-distrital Eliana Pedrosa (Pros) ficará nas telas por 49 segundos. Ela comanda a chapa “Juntos de Você”. Marcada por traços feministas, a coligação “Elas por nós: sem medo de mudar o DF”, integrada por PSol e PCB, garantiu à professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) 9 segundos de propaganda eleitoral. Apadrinhado político do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o general Paulo Chagas (PRP) poderá falar por 8 segundos. O militar reformado representa a coalizão “Brasília acima de tudo”.

Senado

Pelas regras de divisão estabelecidas na Resolução nº 23.551, de 2017, a vice-presidente licenciada da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep), Amabile Pacios (PR), e o deputado Izalci Lucas (PSDB) farão uso da maior fatia do tempo na tevê e no rádio durante a corrida pelas duas vagas de senador: 1 minuto e 25 segundos. Eles integram a chapa de Fraga. Os dois blocos de sete minutos de propagandas gratuitas dos candidatos ao Senado também vão ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras (veja Minuto a minuto).


Confira o tempo de propaganda dos concorrentes ao Buriti

» Alberto Fraga (DEM) — 1 minuto e 50 segundos
» Ibaneis Rocha (MDB) — 1 minuto e 44 segundos
» Rogério Rosso (PSD) — 1 minuto e 38 segundos
» Rodrigo Rollemberg (PSB) — 1 minuto e 14 segundos
» Miragaya do PT — 1 minuto e 10 segundos
» Eliana Pedrosa (Pros) — 49 segundos
» Fátima Sousa (PSol) — 9 segundos
» Paulo Chagas (PRP) — 8 segundos
» Alexandre Guerra (Novo) —  4 segundos
» Guillen (PSTU) —  4 segundos
» Renan Rosa (PCO) —  4 segundos

E ao Senado


» Amabile Pacios (PR) e Izalci Lucas (PSDB) — 1 minuto e 25 segundos
» Hélio Queiroz (PP) e João Pedro Ferraz (PPL) — 1 minuto e 21 segundos
» Cristovam Buarque (PPS) e Fernando Marques (Solidariedade) — 
1 minuto e 16 segundos
» Chico Leite (Rede) e Leila do Vôlei (PSB) — 57 segundos
» Marcelo Neves (PT) e Wasny de Roure (PT) — 54 segundos
» Juiz Everardo Ribeiro (PMN) e Walisson Perônico (PTB) — 38 segundos
» Chico Sant’Anna (PSol) e Marivaldo Pereira (PSol) — 7 segundos
» Brigadeiro Átila Lima (PRTB) e Fadi Faraj (PRP) — 6 segundos
» Danilo Matoso (PCO) — 3 segundos
» Robson (PSTU) — 3 segundos
» Paulo Roque (Novo) — 3 segundos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade