Publicidade

Correio Braziliense

Brasília sedia etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta

A etapa de Brasília do Brasileiro de Asa Delta começa neste domingo, com a participação de 65 pilotos do país, além de representantes de sete países, que buscam pontuação no ranking mundial


postado em 26/08/2018 08:00 / atualizado em 25/08/2018 20:06

(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
O céu de Brasília vai ficar colorido durante toda a semana. De hoje até o próximo sábado (1/9), a capital sedia a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta 2018 - Brasília Open. Participam da competição 65 pilotos do Brasil, além de representantes de sete países, que buscam pontuar no ranking mundial. Os pilotos decolam no vale do Paranã, em Formosa, Goiás, às 12h30, e pousam na Esplanada dos Ministérios, a partir das 16h. A competição terá sete provas, sendo disputada durante toda a semana.

 

Brasília é considerada uma das melhores cidades do mundo para a prática de Asa Delta. A cidade é a única do Brasil que já sediou duas vezes o campeonato mundial da modalidade, em 2003 e 2017. A capital do país é referência internacional no esporte por causa do clima nesta época do ano, caracterizado por céu limpo e sol forte, que favorece à ocorrência das térmicas de vento mais intensas. “A competição em Brasília é sempre muito concorrida pelos pilotos porque apresenta um excelente nível técnico.”, explica o diretor de Provas, Dioclesio Rosendo.

 

A decolagem dos pilotos será realizada entre 12h30 e 13h30, em uma rampa no vale do Paranã, em Formosa, município goiano localizado a 80 quilômetros de Brasília. A região está a mil metros de altitude. “Uma área com limitações de altitude foi estabelecida com um corredor de entrada para a cidade, para ser usado nas provas com chegada na Esplanada”, informa nota divulgada pela Confederação Brasileira de Vôo Livre, garantindo, assim, um espaço aéreo seguro para os pilotos que vão voar no trajeto até a cidade. “Todos os pilotos nos dias de treino e competição devem obedecer essas limitações, passiveis de punições e até exclusão do campeonato”, completa o alerta.

 

O campeonato brasileiro da modalidade é liderado pelo carioca Márcio Rosadas, seguido por Nenê Rotor (SP) e Marcelo Andrei (RJ), segundo e terceiro colocados, respectivamente. A competição é disputada em três etapas. A primeira etapa foi realizada em Governador Valadares (MG), em março. A etapa de Brasília vai reunir, também, pilotos da Argentina, Austrália, Chile, Equador, Suécia, Paraguai e Uruguai, que disputam pontos no ranking da Federação Aeronáutica Internacional (FAI). Um dos destaques é o australiano Jonny Durand, que já liderou o ranking, além do sueco Hakan Andersson.

 

Instrutor e experiente piloto, Ricardo Ortega é um dos organizadores da etapa de Brasília do Campeonato Brasileiro. Ele acredita que os brasilienses vão aproveitar a oportunidade de, mais uma vez, prestigiar a competição na cidade. “Essa é uma época muito boa para os pilotos voarem em Brasília. A cidade é um local de destaque da modalidade e não tenho dúvidas de que teremos uma grande competição”, disse Ortega.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade