Cidades

Correio realiza debate com sete candidatos ao Palácio do Buriti

Os políticos terão a oportunidade de apresentar propostas e de confrontar adversários na corrida eleitoral

Helena Mader
postado em 27/08/2018 06:18
Os políticos terão a oportunidade de apresentar propostas e de confrontar adversários na corrida eleitoral
Candidatos ao Palácio do Buriti terão a oportunidade de apresentar projetos e ideias para melhorar o Distrito Federal e discutir suas propostas com os rivais na corrida eleitoral. Na próxima terça-feira, o Correio Braziliense vai realizar um debate entre sete políticos na disputa pelo GDF. O encontro vai ser realizado no estúdio da TV Brasília e terá transmissão ao vivo pela rede de televisão, pelo Facebook e pelo YouTube do Correio, a partir das 17h. A edição impressa do jornal do dia seguinte terá uma cobertura detalhada das discussões e propostas apresentadas. Para os participantes do debate, o evento é a principal oportunidade da campanha para conquistar o eleitorado.

Os candidatos Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSol), Ibaneis (MDB), Miragaya (PT), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD) foram convidados para o debate e confirmaram presença. O jornal vai promover o debate com todos os políticos filiados a partidos com pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional. Essa é uma determinação da Lei n; 13.488/2017, sancionada em 6 de outubro do ano passado, e mais conhecida como a minirreforma eleitoral. A regra vale para a transmissão de debates por emissoras de rádio ou televisão.

[SAIBAMAIS]Para o candidato do DEM, Alberto Fraga, o evento é de grande relevância para os políticos e para os cidadãos que vão às urnas. ;O debate mostra ao eleitor a verdade sobre candidatos, de forma muito mais relevante até do que as pesquisas. O telespectador vai poder perceber quem está falando demais, quem promete até terreno na Lua, e quem está com o pé no chão;, diz Fraga. ;As propostas são a parte mais importante do debate, mas algumas perguntas acabam gerando confronto, e isso é normal. Desde que tudo ocorra com respeito e dentro dos limites da democracia;, acrescentou o deputado federal.

Eliana Pedrosa, representante do Pros na disputa pelo Buriti, lembrou que o eleitorado está pessimista com as eleições. ;A população está muito descrente no nosso sistema político e, ao mesmo tempo, desesperançosa. Um debate promovido por um veículo de comunicação com tanta credibilidade é uma oportunidade para sermos ouvidos pelo povo e reacendermos na nossa gente a certeza de que podemos fazer mais e fazer melhor;, comentou a ex-deputada distrital. ;Com o debate, vai ficar claro que o caminho da mudança passa necessariamente pela boa política e pelo cuidado com as pessoas. Será um debate muito produtivo e propositivo, tenho certeza;, finalizou Eliana.

A candidata do PSol, Fátima Sousa, diz que o encontro entre os candidatos permite uma comparação entre os políticos. ;Os debates, pelo formato, nem sempre permitem um aprofundamento dos temas. Mas fazem com que o eleitor conheça os candidatos e dão elementos para o espectador ver quem é mais autêntico, e quem está fazendo pose;, justifica a professora da Universidade de Brasília. ;Mas há candidatos combinando o jogo, justamente para não serem confrontados com sua história, com a velha política que praticam. Nós vamos de coração aberto, para mostrar que a nossa política tem menos promessas e mais propostas, para construirmos um governo com o povo, uma democracia de verdade;.

Futuro


O representante do MDB, Ibaneis Rocha, disse esperar ;um debate de alto nível, com o detalhamento de propostas;. ;Chegou a hora de a população saber o que os candidatos pensam e o que consta nos programas de governo. Precisamos sair dessa política de ataque, na qual há apenas ofensas e pegadinhas, e passar a discutir o futuro da cidade;, pontuou.

Para o candidato do PT ao governo, Júlio Miragaya, o debate ganha ainda mais importância ;em tempos de fake news;. ;Esse espaço é relevante para esclarecer a população, especialmente diante do volume de informações falsas que circulam na internet;, explica. ;No debate, temos a oportunidade de apresentar as nossas propostas e de questionar as apresentadas por outros candidatos;.

O governador Rodrigo Rollemberg, candidato à reeleição, classifica o debate como ;o momento mais importante da campanha;. ;É a oportunidade de os candidatos se apresentarem sem máscaras;, explica o representante do PSB. ;Nesse encontro, o eleitor tem a oportunidade de julgar os candidatos com muito mais elementos. Há um confronto de ideias e o contraditório acaba ajudando a esclarecer propostas demagógicas ou inviáveis, além de revelar aspectos da trajetória dos candidatos;, garante Rollemberg.

Rogério Rosso (PSD), deputado federal licenciado, afirma que o encontro dos candidatos é um espaço importante para a apresentação de propostas. Ele lamenta que alguns adversários usem a estratégia de partir para o ataque. ;Debates, sabatinas e reuniões são fundamentais em uma campanha mais curta, de apenas 45 dias, e toda iniciativa da nossa imprensa que consiga promover um debate de alto nível é interessante. Mas temos adversários que estão mais preocupados em denegrir candidatos, e produzir mentiras e maldades, do que falar em propostas;, lamenta Rosso. ;Espero que seja um debate em cima das propostas;.

Regras


O debate terá quatro blocos e será mediado pela editora-chefe da TV Brasília, Simone Souto. Na primeira etapa, jornalistas do Correio Braziliense farão pergunta para cada um dos candidatos e escolherão outro concorrente para comentar a resposta. Cada participante terá dois minutos para a resposta.

A ordem para as respostas foi sorteada previamente em reunião com os assessores dos candidatos. No segundo e no terceiro blocos, candidato pergunta para candidato. Cada um terá direito a um minuto para fazer pergunta a qualquer dos oponentes. O escolhido terá dois minutos para a resposta. O direito de réplica e de tréplica será concedido com o tempo de um minuto para cada uma das situações.

Cada candidato poderá ser escolhido até duas vezes em cada bloco. A ordem para as perguntas foi escolhida em sorteio prévio. Se houver candidato que não foi escolhido para resposta, ele falará durante dois minutos, sem direito a réplica e a tréplica. No quarto bloco, os candidatos terão dois minutos para fazer as considerações finais. Cada um terá dois minutos e a ordem também foi definida em sorteio prévio.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação