Cidades

Aliados comentam a repercussão e o desempenho dos candidatos ao GDF

Lideranças partidárias e candidatos a vice comentam a repercussão e o desempenho dos concorrentes ao GDF no debate de terça-feira. Muitos defendem que, nos próximos embates, os postulantes mantenham o foco nas propostas de campanha

Alexandre de Paula
postado em 30/08/2018 06:00
Lideranças partidárias e candidatos a vice comentam a repercussão e o desempenho dos concorrentes ao GDF no debate de terça-feira. Muitos defendem que, nos próximos embates, os postulantes mantenham o foco nas propostas de campanha
Alexandre Bispo (PR), Alírio Neto (PTB), Cláudia Farinha (PT), Eduardo Brandão (PV) , Keka Bagno (PSol), Paco Britto (Avante) e Egmar Tavares (PRB)
A repercussão do debate promovido pelo Correio e pela TV Brasília entre sete candidatos ao GDF ganhou as ruas e as redes sociais com comentários dos candidatos a vice e de lideranças partidárias. Um dia depois do encontro, eles avaliam o desempenho dos aliados, destacaram a oportunidade de se fazer conhecer e de apresentar propostas à população e contaram que, ontem, diversos eleitores e internautas os procuraram para comentar o programa.

Na opinião do número dois de Eliana Pedrosa (Pros), Alírio Neto (PTB), o debate esquentou as eleições. ;Eu considero o melhor debate até agora. Foi como se tivesse dado a largada. A campanha, de fato, começou;, afirma. Para ele, a cabeça de chapa se saiu bem, pois soube se esquivar dos ataques e não cair em polêmicas. ;A Eliana foi propositiva, não entrou nas trocas de farpas. Foi uma das únicas candidatas a conseguir mostrar as propostas;, elogia.

O candidato a vice de Rodrigo Rollemberg (PSB), Eduardo Brandão (PV), aprovou o modelo do debate com candidatos fazendo perguntas frente a frente no centro do estúdio. Ele destacou o desempenho do governador. Para Brandão, Rollemberg foi propositivo e, ao mesmo tempo, soube se defender dos ataques com firmeza. ;A ideia é que os candidatos mostrem propostas para a população, mas, quando se entra num nível mais baixo, tem de subir o tom para manter a conversa num patamar adequado;, diz.

O pastor Egmar Tavares (PRB), candidato a vice de Rogério Rosso (PSD), comentou os momentos mais quentes, como o embate entre Rosso e Rollemberg, quando o governador criticou a gestão-tampão do deputado federal. ;O que indignou o Rosso é que, nessas situações, Rollemberg fala como se governasse a Europa ou estivesse em outro mundo;, justifica Egmar. ;Isso faz parte do jogo, mas nós esperamos que a discussão possa ficar mais focada em propostas a partir de agora;, completa.

Candidato ao Senado na chapa de Alberto Fraga (DEM), o deputado federal Izalci Lucas (PSDB) criticou a discussão entre Rosso e Rollemberg. ;A briga entre eles foi radical e desproporcional. Ficar um acusando o outro não leva a lugar nenhum. A população precisa conhecer os detalhes dos projetos e saber como eles pretendem efetivar as propostas;, afirma.

Apesar dos momentos de choque entre candidatos, o vice de Fraga, Alexandre Bispo (PR), avalia que o debate deu contribuição importante para a população. ;Eu achei extremamente positivo. Houve conversas importantes para a comunidade, com discussões de ideias e de propostas;, destaca. Bispo acredita que Fraga mostrou maturidade no debate ao elogiar Rollemberg, quando falou sobre o fechamento do Lixão da Estrutural. ;Ele foi firme, mas se mostrou preparado e experiente. O elogio a Rollemberg, apontando o acerto e a falha nesse projeto, mostra isso;, justifica.

Oportunidade

Vice de Ibaneis Rocha (MDB), Paco Britto (Avante) destaca a repercussão que o debate teve tanto nas redes sociais quanto nas ruas. Ele explica que isso é fundamental para um candidato como o emedebista, que ainda precisa se fazer conhecido para a maior parte do eleitorado do DF. ;Toda a população falou sobre isso. Eu estava no Sol Nascente pela manhã e as pessoas falaram e perguntaram muito do debate. É uma oportunidade de conhecerem o nosso candidato.;

No PSol, de Fátima Sousa, a avaliação é parecida. A candidata a vice da chapa, Keka Bagno, comenta que, em oportunidades assim, é possível chegar a novos possíveis eleitores. ;Muitas pessoas vieram nos procurar. Algumas que não nos conheciam. Você consegue atingir um outro público e isso é muito importante para a nossa candidatura;, ressalta.

O presidente do PSol no DF, Fábio Félix, afirma que a iniciativa foi também uma chance de entender como os candidatos se comportam. ;Para nós, o debate comprovou, por exemplo, que existe um quarteto de candidatos (Rosso, Fraga, Pedrosa e Ibaneis) que jogam juntos. Parece que são uma candidatura só;, critica.

Na avaliação da vice de Miragaya (PT), Cláudia Farinha, também petista, o debate é importante para os candidatos, mas, sobretudo, para a população, que pode ter contato com as ideias de cada um dos postulantes ao Buriti. ;Ter acesso a essas informações é muito relevante. Esse trabalho feito no debate foi de extrema importância;, elogia.

O distrital Chico Vigilante (PT) avalia que o candidato petista ao GDF se destacou entre os concorrentes. ;Ele levou propostas sem demagogias, sem falar de coisas que não pode fazer. Tem gente aí dizendo que vai equiparar as polícias, como o Rogério Rosso, mas por que não fez quando foi governador?;, alfineta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação