Publicidade

Correio Braziliense

Fim de semana será de tempo quente e seco em Brasília

Após chuvas nos últimos finais de semana, Brasília deve ter sábado e domingo de seca e calor nos primeiros dias de setembro


postado em 31/08/2018 06:48 / atualizado em 31/08/2018 07:35

Céu terá poucas nuvens e dia quente na capital(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Céu terá poucas nuvens e dia quente na capital (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

Um padrão se repetiu em Brasília nas últimas semanas: enquanto elas começavam com tempo aberto e quente nas segundas-feiras, passava para dias chuvosos aos sábados e domingos. Mas quem teve os planos atrapalhados pela chuva naqueles dias, pode comemorar. O primeiro final de semana de setembro será de dias claros com muito sol. 

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o céu esteja entre claro a parcialmente nublado, com temperaturas semelhantes às registradas nesta sexta-feira (31/8), uma mínima entre 12ºC e 13ºC, com máxima chegando a 30ºC. Para aproveitar ambientes abertos nos próximos dois dias de folga, a dica é evitar os horários em que sol e umidade relativa do ar deixam o clima mais seco, como pela tarde, às 15h e 16h.

Essa deve ser uma preocupação, porque setembro também é um mês de umidades baixas, assim como agosto, que chegou a registrar 10% de umidade do ar e deixou o Distrito Federal em estado de emergência. Tanto nesta sexta como no fim de semana, os valores que indicam a seca não devem abaixar tanto, mas podem chegar a 20%. 

"Sabemos que os meses do ano em que a umidade do ar tem porcentagens mais críticas são agosto e setembro, então ainda podemos ter dias muito secos. Para os próximos três dias, a umidade deve variar entre 75% a 20%", informou o meteorologista Mamedes Luiz Mello, do Inmet. As chances de chuva para o mês que se inicia amanhã ainda existem, mas só deve cair com intensidade e de forma regular a partir da segunda quinzena.
 

Tempo quente 

O calor deve predominar ainda por conta das poucas nuvens no céu, que deixam Brasília sob uma incidência maior de raios solares, e devido aos ventos, que estão entre fracos e moderados nestes últimos dias. Caso ventasse mais, a sensação térmica poderia cair um pouco, principalmente no começo das manhãs, quando a temperatura ainda está baixa. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade