Cidades

Domingo é dia de conhecer mais sobre a Força Aérea Brasileira

O tradicional evento Portões Abertos, da FAB, tem entrada franca. Uma linha de ônibus será criada para atender ao evento

postado em 01/09/2018 09:05
Visitantes poderão ver equipamentos usados pela Força Aérea
A edição 2018 do Portões Abertos, da Força Aérea Brasileira (FAB), ocorrerá no próximo domingo (2/9), na Base Aérea de Brasília. O evento tem como objetivo apresentar à população do Distrito Federal as atividades desenvolvidas pela Aeronáutica. A programação inclui exposição de aviões, equipamentos militares, carros antigos, demonstrações aéreas, paraquedismo, sorteio de brindes e shows musicais.

O destaque do evento será a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, prevista para começar às 15h. Sete aeronaves, A-29 Super-Tucano, serão usadas na demonstração aérea.

Durante o evento, algumas das aeronaves que o público poderá conferir de perto são modelos usados para a proteção do espaço aéreo brasileiro. Dentre os aviões militares, o F-2000 Mirage, usado pela FAB até 2013, o caça F-5M, o avião-radar E-99, usado especialmente nas regiões de fronteira, são alguns dos que estarão em exposição e são utilizados na defesa do Brasil. O modelo VC-99 Legacy e o avião destinado ao transporte presidencial, o VC-2 Embraer 190, também estarão no pátio da Base, além dos aviões C-95 Bandeirante e o C-97 Brasília.

Uma maquete da nova aeronave de caça Gripen NG, que passará a ser utilizada pela FAB em 2021, também estará em exposição. A aeronave é uma réplica em tamanho real da versão do caça sueco adquirido pela FAB. A expectativa da organização é receber cerca de 60 mil pessoas.


Doe alimentos ou livros

Os visitantes que quiserem colaborar com a campanha do Portões Abertos são convidados a doar um quilo de alimento não perecível e livros. No local, os doadores concorrem a brindes. Os materiais arrecadados serão doados para instituições de caridade do Distrito Federal e parte dos livros serão destinados para populações ribeirinhas da Região Amazônica.

Trânsito e acesso

A estrutura do trânsito na região será modificada. A entrada será somente pelo portão Sul, mesmo acesso do Aeroporto Internacional. A entrada do Portão Norte (antigo VI Comar) será somente para ônibus e militares a serviço.

Para evitar congestionamentos, a organização do evento aconselha aos espectadores utilizar o transporte público. Uma linha especial partindo da Rodoviária do Plano Piloto será criada para atender ao evento. A linha será a 102.2 e o custo da passagem será R$ 3,50.

A linha partirá da rodoviária nos seguintes horários: 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h, 16h30, 17h, 17h30 e às 18h.

Pessoas que têm voos marcados para o domingo devem se planejar para chegar ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência.

Anote

Portões Abertos 2018
Local: Ala 1 - Base Aérea de Brasília (Setor Militar do Aeroporto Internacional de Brasília)
Data: 02 de setembro
Site: www.ala1brasilia.com
Horário: 9h às 17h
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação