Cidades

Candidatos ao GDF lavam pés com água de nascente da Serrinha do Paranoá

Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (PSol), Júlio Miragaya (PT) e Paulo Chagas (PRP) participaram de ato em defesa da regularização e da preservação da região

Alexandre de Paula
postado em 02/09/2018 12:20
O candidato a vice de Rollemberg, Eduardo Brandão (PV), e os concorrentes ao Buriti Júlio Miragaya (PT), Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (PSol) e Paulo Chagas (PRP) em evento na Serrinha do Paranoá

Quatro concorrentes ao Palácio do Buriti participaram neste domingo (2/9) de ato em defesa da regularização e da preservação da Serrinha do Paranoá (Lago Norte). Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (PSol), Júlio Miragaya (PT) e Paulo Chagas (PRP) ouviram as demandas de moradores e associações da região (que tem mais de 100 nascentes de água) e apresentaram propostas sobre o tema. Número dois da chapa de Rodrigo Rollemberg (PSB), Eduardo Brandão (PV) também participou da reunião.

Durante o evento, os candidatos tiveram os pés lavados em bacias com água da nascente da Serrinha do Paranoá. A ideia, segundo os organizadores, era fazer um gesto que ficasse marcado para os participantes. ;O ser humano só aprende pela experiência. Eles vão se lembrar, caso sejam eleitos, que molharam os pés nas águas da Serrinha do Paranoá;, disse Consolacion Sol Udry, presidente do Instituto Oca do Sol.

O evento foi organizado por associações de núcleos rurais da área. As principais demandas dos moradores são a regularização fundiária para as ocupações atuais e a preservação ambiental da Serrinha. As mais de 100 nascentes do local são responsáveis por cerca de 30% das águas limpas do Lago Paranoá, segundo dados de estudos técnicos das associações em parceria com instituições de pesquisa como a Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB).

O empresário Alexandre Guerra, candidato do Novo ao GDF, afirmou que a regularização fundiária será uma das prioridades de um eventual governo. ;Isso promove a inclusão social porque a pessoa passa ter oficialmente uma residência (pagando inclusive IPTU).; Ele destacou também que a legalização fortalece também a preservação ambiental e movimenta a economia.

A concorrente do PSol, Fátima Sousa, prometeu transformar a Serrinha do Paranoá em região administrativa sustentável, caso seja eleita. ;Temos que proteger essa área do nosso cerrado, até porque entregá-la à especulação imobiliária significa o fim para todo o DF e não só para a Serrinha;, justificou.

Para candidato petista ao Buriti, Júlio Miragaya, a regularização fundiária da Serrinha do Paranoá é uma questão urgente que já deveria ter sido resolvida pelo poder público. ;Estão esperando acontecer o mesmo que em Águas Claras, onde mais de 100 nascentes foram destruídas por conta da especulação imobiliária?;, questionou.
Primeiro dos postulantes ao Buriti a chegar ao evento, o general Paulo Chagas (PRP) destacou que a questão da legalização das terras no DF é um dívida histórica. ;Eu empenharei o maior dos meus esforços para pagar essa dívida;, declarou. Chagas criticou a gestão da água em governos anteriores. ;A crise hídrica não terminou. É um problema permanente. É preciso pensar, desde já, no futuro. O que passamos agora foi previsto no governo de Joaquim Roriz, que foi o único a iniciar obras de maneira proativa;, argumentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação