Cidades

Confira o que abre e o que fecha no feriado de 7 de Setembro

Órgãos públicos não terão expediente administrativo. Transporte público oferecerá número reduzido de viagens

Marcos Amorozo*
postado em 05/09/2018 19:16
O desfile da Independência terá início às 9h na Esplanada
Nesta sexta-feira (7/9), o país comemora 196 anos desde que D. Pedro I deu o famoso grito de "Independência ou morte" às margens do Ipiranga. Em Brasília, uma das atrações é o Desfile da Independência, na Esplanada dos Ministérios, com início às 9h e término por volta das 11h. Conforme planejado pela Presidência da República, os participantes do desfile seguirão pela via N1, no sentido do Palácio do Planalto para a Rodoviária do Plano Piloto.

O desfile está dividido em militar, escolar, motorizado e hípico. Cerca de 4,5 mil pessoas desfilarão, entre militares, civis e estudantes.

Para quem vai acompanhar o desfile ou não, confira o que vai funcionar na capital federal durante o feriado desta sexta-feira.

SERVIÇOS


CAESB
Não haverá expediente nas agências. As manutenções funcionam no esquema de plantão 24h e o atendimento do telefone 115 funciona normalmente.

CEB
O teleatendimento pelo 116 e os serviços de urgência funcionarão normalmente, 24h.

Detran-DF
Fiscalização e ações de educação de trânsito ocorrem normalmente no feriado, mas sem atendimento ao público nos postos do Detran.

DFTrans
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que os postos de atendimento do BRT Gama, BRT ParkWay, BRT Santa Maria, Planaltina, Rodoviária (Bilheteria) funcionarão normalmente nesta sexta-feira (7). As demais unidades, assim como a sede do DFTrans, não terão atendimento ao público por conta do feriado.

Hemocentro
Estará fechado no feriado. Sábado (8), funcionará em seu horário normal, das 7h às 18h.

Na Hora
Os postos estarão fechados na sexta-feira.

Segurança
As delegacias da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão. A Delegacia Eletrônica e o telefone 197 ficarão disponíveis 24 horas.

Procon
Não haverá expediente no feriado.

Saúde
Todas as unidades de urgência e emergência ; hospitais regionais e UPAs ; funcionarão normalmente durante o feriado. As Unidades Básicas de Saúde e os ambulatórios estarão fechados.

Limpeza Urbana
Na coleta convencional, o serviço continua normalmente na sexta-feira.

Corpo de Bombeiros
O expediente administrativo não funciona. Quanto ao socorro, a população pode acionar 24 horas por dia, 7 dias por semana durante todo o ano, pelo número 193.

Comércio e shoppings
O comércio de rua e de shopping do Distrito Federal não funcionará. As lojas voltarão a abrir normalmente no sábado (8). As lotéricas da cidade também fecharão no feriado. As farmácias terão expediente facultativo, a não ser as que estão na escala de plantão, que são obrigadas a abrir. Já os supermercados, bares e restaurantes da cidade funcionarão normalmente.

Bancos
Não abrem. Caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos e atendimento telefônico funcionam normalmente. Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte


TRANSPORTE PÚBLICO


Metrô
O funcionamento será das 6h às 19h.

Ônibus
Algumas linhas vão operar seguindo os horários de sábado ou de domingo. Todas as demais linhas irão seguir a tabela de feriado, que é a mesma de domingo.


LAZER


Zoológico
Estará aberto normalmente no feriado, das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças até 5 anos e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.
Jardim Botânico
Abrirá normalmente, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 5 por pessoa. Crianças de até 12 anos, idosos (acima de 60 anos) e pessoas com deficiência não pagam ingresso. De terça a domingo, das 7h às 8h50, é permitida a entrada sem cobrança de ingresso somente a pedestres e ciclistas.

Biblioteca Nacional de Brasília
Não abre no feriado.

Biblioteca Pública EQS 512/513
Fechada na sexta-feira (7).

Museu Nacional Honestino Guimarães
Abre normalmente das 9h às 18h30.
(61) 3325-5220 e 3325-6410

Museu Vivo da Memória Candanga
Aberto das 9 às 12h e das 14h às 17h
(61) 3301-3590

Memorial dos povos indígenas
Funcionará normalmente na sexta, das 09h às 17h
(61) 3344-1154/ 3342-1156

Cine Brasília
Fechado para organização do Festival do CInema Brasileiro

Centro Cultural Três Poderes
Aberto das 9h às 18h.
(61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709
*Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação