Cidades

Umidade pode chegar a 12% e DF deve entrar em estado de emergência

A estimativa é de que os termômetros marquem a máxima de 30ºC à tarde, entre as 12h e as 16h

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 12/09/2018 06:00
Incêndio no cerrado nas proximidades da UnB: perigo maior na seca
A seca permanece no Distrito Federal pelo menos até o fim desta semana. A umidade relativa do ar pode chegar até os 12% hoje. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Caso o índice caia durante o dia, a Defesa Civil deve emitir estado de emergência. A estimativa é de que os termômetros marquem a máxima de 30;C à tarde, entre as 12h e as 16h. Na estiagem, é necessário tomar cuidados com a saúde para evitar problemas respiratórios característicos da época, além de cuidados com o cerrado para evitar queimadas.

Meteorologistas do Inmet e técnicos da Defesa Civil estão atentos à umidade do ar desde o início do inverno, em 21 de junho. A preocupação é para emitir alertas à população, como explicou a tenente-coronel Solange Ribeiro, da Defesa Civil. ;A declaração que emitimos é para tentar amenizar os efeitos da seca na rotina dos trabalhadores, com ajustes de horários e cuidados a serem tomados com a saúde;, afirmou. Neste ano, em 12 de agosto, foi necessário declarar estado de emergência ; a umidade alcançou 10% (veja tabela de alerta).

O otorrinolaringologista Jairo de Barros Filho, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl), explica que os mais afetados pela estiagem são as crianças e os idosos. ;São pessoas com a saúde mais delicada; portanto, suscetíveis aos problemas dessa época. Por isso, também é preciso manter a higiene doméstica para evitar o acúmulo de ácaros, fungos e poeira;, alertou.

Queimadas
Os cuidados devem ser mantidos por todo o período. Mas, para a próxima semana, o brasiliense pode contar com a possibilidade de mudança no tempo, segundo a meteorologista do Inmet Maiane Araújo. ;Temos uma pequena chance de chuvas em áreas isoladas. A previsão é de que a atual massa de ar seco passe a ser mais úmida, gerando melhora na qualidade do ar;, previu.

Apesar da possibilidade de chuva, a probabilidade de queimadas continua, como detalha o major Gildomar Reis, chefe da Comunicação do Corpo de Bombeiros. ;Não se deve jogar pontas de cigarro em beiras de estradas, nem fazer fogueiras próximas às vegetações de grande área demográfica. É preciso evitar queimar lixo, especialmente em áreas rurais. Para o fogo, não há segurança. O vento pode levar uma brasa até uma área de vegetação, iniciando um incêndio;, concluiu.

Um comparativo entre agosto de 2017 e 2018 aponta uma redução de quase 67% nos números de incêndios florestais: foram 3.018 no ano passado e 1.812 neste ano.

Cuidados básicos
; Ingerir líquido
; Hidratar a pele
; Umidificar o ambiente (com umidificador ou toalha molhada)
; Lavar os olhos com soro fisiológico
; Evitar atividades físicas em locais abertos entre as 10h e as 16h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação