Jornal Correio Braziliense

Cidades

Parque da Chapada dos Veadeiros lança primeira trilha após incêndio

Batizada de Carrossel, a trilha tem 1,5km de extensão e é a primeira lançada após o maior incêndio da história da reserva ambiental

, o equivalente a 28% do parque. As ações de combate envolveram o ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, além do Grupo Ambientalista do Torto (GAT).
Mais de 500 voluntários se juntaram ao combate e desempenharam papéis fundamentais por meio da atuação em várias frentes e da arrecadação de recursos que serão utilizados em treinamentos e ações de prevenção. A Força Área Brasileira (FAB), Polícia Militar do DF e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apoiaram os trabalhos com a cessão de aviões e helicópteros.
Ainda hoje há reflexo do fogo na vegetação, como conta Fernando Tatagiba: "A regeneração natural acontece de formas diferentes. As vegetações abertas têm resiliência maior, ou seja,, mas as vegetações florestais, como as matas de galeria e veredas, demoram mais tempo e ainda sofrem".

Serviço


O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros fica aberto para visitação de terça a domingo. É possível entrar entre as 8h e as 12h, e a saída é permitida até as 18h.
A visitação é limitada por trilha: na Travessia das Sete Quedas é permitido acampar 30 pessoas por noite; na Trilha dos Saltos, podem visitar 250 pessoas por dia; na Trilha dos Cânions e Cariocas, 200; e na Trilha da Siriema, 30.