Cidades

Parque da Chapada dos Veadeiros lança primeira trilha após incêndio

Batizada de Carrossel, a trilha tem 1,5km de extensão e é a primeira lançada após o maior incêndio da história da reserva ambiental

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 14/09/2018 17:25
Trilha na Chapada dos Veadeiros

Após 11 meses do maior incêndio da história da reserva ambiental, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros abre à visitação, neste domingo (16/9), a sua mais nova trilha: o Carrossel, com 1,5km de trajeto que se encontra entre a trilha dos Saltos e Corredeiras. É uma das propostas da diretoria do parque para alcançar novos públicos, com a inauguração das primeiras vias de escalada no local.
Entre as principais características do Carrossel está a diversidade de atrativos para uma trilha curta. É possível ir ao mirante, via de escalada, cânion e cachoeira no decorrer do percurso. O diretor do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba, ainda conta que o espaço tem "grande relevância ecológica, porque há rochas com idade de formação de mais de um bilhão de anos, quando o espaço ainda estava mergulhado no mar".
O desenvolvimento da nova trilha começou há três anos, apesar de sua construção constar no Plano de Manejo do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros de 2009. O que viabilizou a concepção do Carrossel foram os recursos vindos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o auxílio de parceiros locais.
[SAIBAMAIS]Atualmente, o parque conta com quatro trilhas: a Siriema, o Salto Carrossel Corredeira, a Travessia das Sete Quedas e o Cânion e Cariocas. Os percursos ficam distribuídos entre os 240 mil hectares do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, espaço que foi ampliado no ano passado por um decreto do presidente Michel Temer.
Principal destino turístico dos brasilienses, a Chapada dos Veadeiros conta com as cachoeiras de Santa Bárbara, de Cavalcante, o Vale da Lua e, dentro do Parque Nacional, conta com a trilha noturna da Travessia das Sete Quedas, os saltos 80 e 120 e, para as pessoas com dificuldade de locomoção, a trilha da Siriema, de 800 metros de extensão, que leva ao Córrego Rodoviarinha.
Por causa da seca deste ano, uma dezena de incêndios foram identificados e combatidos pelos voluntários e funcionários do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Nenhum teve grandes proporções.
Enquanto a chuva não vem, a Associação Cerrado de Pé coleta sementes de árvores típicas do cerrado, como Cedro e Jequitibá, para a restauração da vegetação da reserva. A proposta é lançar as sementes na terra assim que as primeiras gotas d;água caírem.

Integração

A diretoria do parque iniciou a criação de um novo Plano de Manejo do espaço que visa a possibilidade de uma maior integração do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros com os municípios vizinhos. "Nossa visão de futuro é incluir novos pequenos cursos que integram municípios. Queremos tornar possível a saída do parque rumo a novas trilhas que ligam São José (GO) a Cavalcante (GO), por exemplo", conta Fernando Tatagiba.
A mudança na dinâmica do trabalho no parque seria possibilitada pela Instrução Normativa n;7, de 2017, da ICMBio, que busca dar mais espaço aos parceiros locais nos Planos de Manejo de unidades de conservação da natureza federais. "Desde a ampliação do parque, a intenção de fortalecer a relação com as entidades parceiras foi crescendo. Isso porque elas se mostraram essenciais no combate ao incêndio do ano passado e na vigilância do espaço contra as novas queimadas", ressalta Tatagiba.
Trilha na Chapada dos Veadeiros

Memória

, o equivalente a 28% do parque. As ações de combate envolveram o ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, além do Grupo Ambientalista do Torto (GAT).
Mais de 500 voluntários se juntaram ao combate e desempenharam papéis fundamentais por meio da atuação em várias frentes e da arrecadação de recursos que serão utilizados em treinamentos e ações de prevenção. A Força Área Brasileira (FAB), Polícia Militar do DF e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apoiaram os trabalhos com a cessão de aviões e helicópteros.
Ainda hoje há reflexo do fogo na vegetação, como conta Fernando Tatagiba: "A regeneração natural acontece de formas diferentes. As vegetações abertas têm resiliência maior, ou seja,, mas as vegetações florestais, como as matas de galeria e veredas, demoram mais tempo e ainda sofrem".

Serviço


O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros fica aberto para visitação de terça a domingo. É possível entrar entre as 8h e as 12h, e a saída é permitida até as 18h.
A visitação é limitada por trilha: na Travessia das Sete Quedas é permitido acampar 30 pessoas por noite; na Trilha dos Saltos, podem visitar 250 pessoas por dia; na Trilha dos Cânions e Cariocas, 200; e na Trilha da Siriema, 30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação