Publicidade

Correio Braziliense

Meteorologia promete chuva durante a semana para o brasiliense

Calor deve continuar, mas últimas dias de setembro devem ser marcados por chuvas em áreas isoladas


postado em 16/09/2018 10:34 / atualizado em 16/09/2018 10:56

(foto: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press)
(foto: Bárbara Cabral/Esp.CB/D.A Press)
 
A chuva que voltou a cair sobre o Distrito Federal no sábado deve se repetir em alguns dias desta semana, podendo cair até mesmo neste domingo (16/9), quando há possibilidade de precipitação em áreas isoladas. "Os últimos dias de setembro fazem parte da transição para o período chuvoso na capital", explica Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Hoje, o dia será parcialmente nublado a nublado, com temperatura máxima de 32ºC. A mínima registrada de madrugada foi de 16ºC. A umidade relativa do ar fica entre 30% e 90%. A partir de segunda-feira, os dias devem ser encobertos a nublados, com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. 

Apesar da chuva, os dias continuam quentes. Na segunda-feira, o calor volta a se repetir com máxima de 30ºC. Enquanto isso a umidade varia entre 40% e 80%. Na terça, os números ficam entre 18ºC e 27ºC, e a umidade pode variar entre 50% e 95%. 

"Aos poucos, a umidade vai subindo, mas como o sol continua presente durante o dia, a temperatura continua elevada", explica o meteorologista. Segundo Rangel, o mês de setembro tem uma média de chuvas de 55,2mm. "A transição acontece aos poucos, até que o quadro mude em outubro", pontua, ressaltando que o próximo mês costuma marcar a chegada das frentes frias à região.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade