Cidades

Marivaldo Pereira (PSol) sobe o tom contra parlamentares do DF

Candidato ao Senado classificou como "a turma de Michel Temer" e "ausentes" os deputados federais e candidatos ao Palácio do Buriti Fraga (DEM) e Rosso (PSD), além dos concorrentes ao Senado Cristovam (PPS) e Izalci (PSDB)

Ana Viriato
postado em 18/09/2018 06:00
Marivaldo Pereira, candidato ao Senado pelo PSol
Secretário executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública na gestão de Dilma Rousseff (PT), Marivaldo Pereira (PSol), segundo entrevistado da série de sabatinas do Correio com candidatos ao Senado pelo DF, subiu o tom contra representantes do Distrito Federal no Congresso Nacional. O auditor federal de finanças e controle do Tesouro Nacional classificou como ;a turma de Michel Temer; e ;ausentes; os deputados federais e candidatos ao Palácio do Buriti Alberto Fraga (DEM) e Rogério Rosso (PSD), além dos concorrentes ao Senado Cristovam Buarque (PPS) e Izalci Lucas (PSDB) ; os quatro votaram pelo impeachment da ex-presidente petista e a favor da reforma trabalhista e da PEC do Teto de Gastos.

De acordo com Marivaldo, no Congresso, há um conjunto de parlamentares que ;durante as eleições, vai às ruas, à televisão, contrata um supermarqueteiro, finge se importar e, ao chegar lá, dá as costas para a população;. ;É o que vimos com a aprovação da PEC do Teto de Gastos, medida que retirou dinheiro da saúde e educação no momento de crise econômica em que milhares de brasileiros tiveram de voltar para o SUS e a rede pública de educação e, de repente, viram esses sistemas precarizados;, disse. O auditor assegurou que, se eleito, defenderá a revogação da lei.

Marivaldo argumentou que Fraga, Izalci, Rosso e Cristovam integram ;a turma que, hoje, está sorridente na televisão, escondendo Temer debaixo da mesa;. ;Logo depois, vão voltar para os braços dele e seguir aprovando propostas que tiram dinheiro dos mais pobres e colocam nas mãos dos ricos;, disse.

O auditor federal alega que planeja cumprir um mandato no qual ;não fique apenas no tapete azul; e descartou abrir mão do posto para que o suplente assuma a vaga ; desde a conquista da autonomia política do DF, 9 dos 12 senadores eleitos cederam o espaço em algum momento. ;Hoje, a pessoa se elege e some. O que Cristovam Buarque fez em 16 anos?;, cutucou. Alegou, ainda, que, à exceção de Érika Kokay (PT), todos os deputados federais da bancada da DF são ausentes;.

O ex-secretário executivo do Ministério de Justiça posicionou-se acerca de temas polêmicos. Disse ser contra a redução da maioridade penal. ;Se apenas a prisão resolvesse o problema de segurança, o Brasil seria um dos países mais seguros. Mas temos a 3; população carcerária do mundo e registramos mais de 63 mil homicídios no último ano;, alegou. E emendou: ;O que resolve o problema é uma polícia que atue de modo mais estratégico, com inteligência, novas tecnologias e focada na prevenção, associada a uma política de inclusão social;.

Questionado sobre os projetos em tramitação no Congresso que preveem a redução das possibilidades legais para a realização do aborto, Marivaldo alegou que o tema precisa ser avaliado sob a ótica da saúde pública, pois ;tratá-lo do ponto de vista penal apenas aumenta o número de mortes. ;As mulheres pobres, que não têm acesso a clínicas estruturadas, não procuram hospitais porque serão criminalizadas e acabam morrendo;, observou, ao se mostrar contra os projetos.

Em relação à reforma da previdência, o candidato marcou posição pela elaboração de um novo projeto. ;Precisamos de um mecanismo que cobre efetivamente quem deve à previdência e de transparência na discussão do deficit. Tem de ser uma reforma que inclua todos e preveja oneração de forma proporcional;, frisou.

Hoje, os entrevistados são Paulo Roque (Novo), às 15h30, e Everardo Alves Ribeiro (PMN), às 16h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação