Cidades

Chuva voltará a cair no DF nesta terça, principalmente pela tarde

A expectativa é que alguns pontos da capital tenham chuva intensa

Alan Rios
postado em 18/09/2018 06:54
Chuva aliviou a seca dos brasilienses
Chove, depois faz sol. Mas chove de novo e volta a fazer sol. O clima no Distrito Federal, neste começo de semana, tem sido marcado pela alternância constante tão típica da região. E tudo indica que esta terça-feira (18/9) será assim novamente.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há chances de chover forte em algumas regiões, principalmente à tarde, com trovoadas e um volume grande de água, o que liga um alerta dos brasilienses em relação aos acidentes de trânsito, alagamentos e quedas de árvores ou estruturas metálicas, como aconteceu na segunda-feira (17/9).

A umidade relativa do ar ficará entre 95% e 40%, deixando a seca de lado pelo menos até a próxima semana, de acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Mello. "Até quinta-feira (20/9), devemos ter chuvas no DF. Na sexta, o que existe é uma possibilidade, que não deixa afirmar concretamente se vai chover ou não. Depois desses dias, podemos voltar a ter tempos secos no final da semana, mas o clima ainda deve variar, pois só estamos com 27% da média do volume de chuva do mês."

Estragos e queda de energia

No começo do dia, o Inmet não consegue prever o volume de chuva que deve cair, por isso o instituto aguarda novos dados para decidir se emite um novo alerta de de temporal, como foi feito ontem.

O brasiliense, porém, pode esperar mais problemas, como ruas alagadas e queda de energia. Allan Barbosa, assessor de comunicação da Companhia Energética de Brasília (CEB) explicou por relação entre chuva e falta de luz. "Quando chove, realmente temos problemas, porque a maior parte da rede de energia é aérea, então sofremos com descargas atmosféricas, com objetos que podem tocar na rede e desligar o circuito, por exemplo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação