Cidades

Brasilienses poderão pagar passagem de ônibus com cartão de débito

A medida está em fase de implementação e a expectativa é que em 2019 toda a frota do DF esteja atualizada

Renata Nagashima*
postado em 19/09/2018 12:49

Usuários de ônibus do DF poderão pagar passagem com cartão de débito e crédito

A partir desta quarta-feira (19/9), os usuários do sistema de transporte público do Distrito Federal poderão utilizar cartões de débito ou crédito que contenham a tecnologia contactless para pagar a passagem de ônibus. Durante coletiva de imprensa, o Secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno, anunciou também o cartão intitulado Mais Cidadão Multifuncional.

O benefício, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Mobilidade do DF, o Banco de Brasília (BRB) e a empresa de ônibus Urbi, promete oferecer mais economia, segurança e agilidade aos cidadãos. A tecnologia permite ainda que o usuário conecte o cartão com equipamentos eletrônicos, como smartphones e relógios, e utilize esses aparelhos para realizar os pagamentos.

Outra novidade é que o Mais Cidadão, multifuncional, poderá ser usado para fazer compras em qualquer estabelecimento, pagar contas de água e luz, receber benefícios ou salário, portar documento de identidade (RG), CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo prontuário médico da rede pública de saúde do DF. "O cidadão não vai precisar andar com grande quantidade de dinheiro, com o cartão do ônibus, o cartão do banco, o do salário. Esse será um cartão para todas essas as atividades;, destacou Damasceno.

Para o secretário, a novidade representa inclusão social e inclusão bancária. "A maior vantagem é a inclusão social. Isso vai ajudar que cada vez mais pessoas sejam bancalizadas. Elas começam a acostumar com o banco e a andar com menos dinheiro em mãos, isso gera segurança", ressaltou o secretário. Damasceno acrescentou que a expectativa é que no início da próxima semana o serviço para solicitar o cartão já esteja disponível no site do BRBCard, onde o cidadão receberá as instruções para a emissão gratuita do cartão.

O projeto tem duas fases, sendo a primeira a implementação da tecnologia nos ônibus e a segunda, o cartão Mais Cidadão. Hoje, nove ônibus da empresa Urbi, que rodam em Samambaia e no Recanto das Emas, já estão com o sistema implementado. Até a primeira quinzena de outubro, segundo Damasceno, 65 veículos da empresa estarão aptos a aceitar cartões de crédito e débito. "Até o fim do ano 500 veículos já estarão atualizados. A expectativa é que 100% das frotas de todas as empresas estejam com o novo sistema."

Dentro do validador existente nos ônibus será instalada uma máquina de cartão wireless, com isso não haverá mudança externa nos aparelhos. Os usuários poderão identificar os veículos que já possuíam a tecnologia através de uma adesivo que ficará exposto nos ônibus.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação