Jornal Correio Braziliense

Cidades

Amábile Pacios, candidata ao Senado pelo PR, defende o Escola sem Partido

"Queremos fazer a educação pública subir nas avaliações internacionais e sair desse patamar em que, de cada 10 estudantes que saem do ensino médio, sete não sabem ler direito ou fazer cálculos", afirmou


Amábile Pacios (PR) participou ontem da série de sabatinas que o Correio Braziliense promove com candidatos ao Senado pelo Distrito Federal. A professora falou de projetos relacionados à educação e à economia e comentou sobre o atual cenário de parlamentares no Congresso Nacional.
Professora há mais de quatro décadas e ex-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios tenta um cargo eletivo pela segunda vez, após tentar uma vaga na Câmara Legislativa, em 2006. O principal objetivo da candidatura, segundo ela, é proporcionar ao brasileiro uma escola pública de qualidade. ;Queremos fazer a educação pública subir nas avaliações internacionais e sair desse patamar em que, de cada 10 estudantes que saem do ensino médio, sete não sabem ler direito ou fazer cálculos;, afirmou.
A educadora também posicionou-se favorável ao Escola sem partido, projeto que impede professores de promover interesses e opiniões próprias em sala de aula. Amábile afirmou que a ;doutrinação; não é saudável para os estudantes, independentemente de para qual lado esteja. ;É algo que não tira o direito de ninguém nem atrapalha o professor em sala de aula;, pontuou. Mesmo assim, a candidata apoia o ensino de religião nas escolas. ;Quanto mais você ensinar uma criança a respeitar e temer a Deus, mais a sociedade será saudável;, argumentou.
Mesmo sendo da chapa encabeçada por Alberto Fraga (DEM), que defende a liberação do porte de arma, Amábile é mais rigorosa sobre o assunto. A candidata afirma que é favorável apenas na área rural. ;Em nossas casas, a gente não tem ideia do que as pessoas estão sofrendo (no campo). Eles têm de se enjaular dentro de casa às 17h;, pontuou. A concorrente ao Senado também rejeita a descriminalização do aborto, sendo contra interromper a gravidez, mesmo em casos de estupro. ;Sou favorável à vida;, declarou.